Instituição será a primeira construída no novo padrão do Estado, com soluções tecnológicas e sustentáveis
Foi assinada, nesta quinta-feira (28), no Palácio Piratini, a ordem de início para a construção de uma nova escola em Gravataí, localizada no Loteamento Breno Garcia. A obra, executada pela Construtora Porto Beton, integra o programa Escola+, modelo inédito no Rio Grande do Sul que prevê padrão arquitetônico moderno, uso de tecnologias inovadoras e métodos ágeis de construção.
O governador Eduardo Leite destacou os prazos do projeto: “Em três meses será apresentado o projeto e, em nove, ele deve estar executado, trazendo educação de qualidade em uma estrutura inédita no estado”.
Com 4,4 mil metros quadrados de área construída em um terreno de 14,4 mil metros quadrados, a instituição terá capacidade para atender mais de mil alunos.
“É um grande momento para a educação em Gravataí. Na mesma semana, tivemos o anúncio do Itec e da Escola Modelo, reforçando a potência da nossa cidade. Ficamos muito agradecidos a todos que estão cuidando das pessoas de Gravataí”, celebrou o prefeito Luiz Zaffalon.
Benefícios para a comunidade
A secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, ressaltou a importância da obra para a cidade:
“Para a Smed, é um momento de celebração porque diversos alunos da região poderão fazer o ensino médio na sua própria comunidade. É de grande valia para toda a educação do município, a chegada dessa nova escola que também reforça o sentimento de pertencimento dos alunos da região”.
O ato também contou com a presença da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, e do deputado estadual Dimas Costa.
Como funciona o projeto Escola+
O Escola+ utiliza o sistema off-site, semelhante a blocos de montar: cada ambiente é produzido em fábrica e levado pronto para ser montado no terreno. A técnica gera mais rapidez na execução, flexibilidade de adaptação ao espaço, menor impacto ambiental e redução de resíduos.
Além disso, o modelo prioriza o uso de materiais sustentáveis, soluções de eficiência energética e conforto ambiental, garantindo inovação tanto na construção quanto na experiência educacional.
Foto: Pedro Tavares