Município registra média de 40 a 50 transmissões por dia e arrecada cerca de R$ 3,5 milhões mensais com o imposto sobre transmissão de imóveis
Com o setor imobiliário em constante ascensão, o município de Gravataí se consolida como destaque estadual ao alcançar a 4ª maior arrecadação em Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) no Rio Grande do Sul. A cidade registra entre 40 e 50 transmissões por dia, realizadas pela Secretaria Municipal da Fazenda, Planejamento e Orçamento (SMFPO), resultando em média mensal de arrecadação de R$ 3,5 milhões — ficando atrás apenas de Porto Alegre, Caxias do Sul e Gramado.
O ITBI é um imposto municipal pago pelo adquirente no ato da transmissão ou cessão de bens imóveis, sendo obrigatório para o registro da propriedade no cartório de Registro de Imóveis. Em Gravataí, o serviço pode ser realizado de forma on-line, com praticidade e agilidade, pelo portal da Prefeitura: gravatai.atende.net/cidadao/pagina/itbi.
No site, é possível emitir a guia do imposto, simular cálculos, enviar recursos de 1ª e 2ª instância em caso de discordância do valor e consultar informações sobre o processo. As solicitações podem ser feitas tanto por cidadãos quanto por órgãos como cartórios.
Eficiência e modernização no atendimento
A agilidade e eficiência do serviço são resultado do trabalho conjunto entre a SMFPO e o Grupo de Trabalho Multifinalitário (GTM), criado especialmente para atender à alta demanda do setor. A equipe é composta por três profissionais entre auditores e auxiliares, responsáveis por vistorias, laudos e avaliações. No total, cinco servidores integram o núcleo do ITBI.
De acordo com Glória Mattos, diretora de Tributos Imobiliários, o desempenho positivo está diretamente ligado à localização estratégica e ao forte polo industrial e comercial do município.
“Desde as enchentes, os cidadãos perceberam o quanto Gravataí é privilegiada pela localização e segurança, sendo considerada um dos municípios menos prejudicados com as chuvas”, destacou Glória.
Plataforma Invest: Gravataí em números
Para quem deseja conhecer mais sobre o potencial econômico da cidade, Gravataí conta com a Plataforma Invest, que reúne dados sobre arrecadação, investimentos e indicadores econômicos. O portal pode ser acessado em investgravatai.com.br, onde é possível consultar informações oficiais e entrar em contato diretamente com o prefeito para saber mais sobre oportunidades de investimento no município.
Foto: Marina Freitas