Evento promovido pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Gravataí reuniu profissionais de sete municípios para debater práticas de cuidado e fortalecimento dos programas PIM e Bebê Saúde
Gravataí sediou, nesta terça-feira, 11, o Encontro Regional de Formação sobre atendimento a gestantes, puérperas e recém-nascidos, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
O evento, realizado no auditório da Faculdade QI, teve como objetivo oferecer formação e qualificação profissional, com destaque para as ações do Programa Primeira Infância Melhor (PIM), do Governo do Estado, e do Programa Bebê Saúde, criado em Gravataí. A atividade reuniu profissionais de saúde de sete cidades gaúchas que atuam diretamente no acompanhamento de gestantes, puérperas e recém-nascidos.
A abertura do encontro contou com a presença de representantes das secretarias municipais e do grupo técnico da SMS, seguida da palestra “O cuidado da gestante, parceria, puérpera e do recém-nascido no contexto do PIM”, ministrada pela fonoaudióloga Karina Guisso, integrante do Grupo Técnico Estadual.
“Estamos muito contentes com a presença de todos que hoje podem conhecer ainda mais o Bebê Saúde, um programa aqui da nossa cidade, responsável por levar um olhar ampliado para as famílias, crianças e gestantes, além do PIM, que também cuida das crianças e famílias”, destacou Lenise Lourenço, enfermeira e representante do Grupo Técnico da SMS.
Durante a palestra, Karina Guisso ressaltou a importância da troca de experiências entre os municípios.
“Essa formação é uma grande chance de aprender também com o compartilhamento de vivências. Ouvir as práticas de outros territórios é uma forma valiosa de adquirir conhecimento e aperfeiçoar o cuidado”, pontuou.
Além das palestras, o encontro contou com apresentações de trabalhos, debates e trocas de experiências, com representantes de diferentes regiões compartilhando resultados e desafios locais.
Também participaram do evento o enfermeiro José Messias Grycak, representante do Grupo Técnico da SMS; Ivane Chinali, representante da Secretaria Municipal da Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS); e a professora Fátima Wagner, representante da Secretaria Municipal de Educação (Smed).
O encontro reforçou o compromisso de Gravataí em qualificar o cuidado integral com a primeira infância e fortalecer políticas públicas voltadas à saúde e bem-estar das famílias.
Foto: Divulgação



