Evento terá exibições gratuitas, rodas de conversa e premiações em dinheiro para três categorias
Na manhã desta segunda-feira (11), o prefeito Luiz Zaffalon e o vice-prefeito Levi Melo receberam no gabinete os atores e proponentes do festival, Paulo Adriane e Marlise Damin, da Cia de Atores Independentes, para a entrega oficial do convite e da programação do 1º Festival de Cinema de Gravataí.
Também participaram do encontro o secretário de Cultura, Patrick Silva, e o secretário adjunto, Giulliano Pacheco, que destacaram o papel do evento no fortalecimento da cena audiovisual local e o apoio do poder público.
Cultura e novas oportunidades
O prefeito Luiz Zaffalon destacou que o festival é um marco para a cultura da cidade e anunciou uma novidade:
“Este evento valoriza a produção cultural e reforça nossa identidade no audiovisual gaúcho. Em breve, entregaremos à população o novo Cine Teatro, antigo Auditório da Prefeitura, reformulado com recursos da Lei Paulo Gustavo, ampliando as oportunidades para arte e entretenimento em nossa cidade.”
O vice-prefeito Levi Melo elogiou a qualidade dos trabalhos inscritos:
“Estou impressionado com o número de projetos — foram 106 inscrições, um reflexo do talento da nossa região. Mal posso esperar para assistir aos filmes e prestigiar esse movimento cultural tão importante para Gravataí.”
Envolvimento das escolas
O secretário de Cultura, Patrick Silva, lembrou que a pasta percorreu escolas municipais para divulgar o festival e estimular a participação dos estudantes. Já Giulliano Pacheco ressaltou que muitas dessas escolas receberam formação artística por meio do projeto Arte Escola, contemplado pela PNAB.
Mostra competitiva e prêmios
Após avaliação dos 106 projetos inscritos, a curadoria selecionou 32 filmes para a mostra competitiva, que inclui produções de Gravataí e de outras cidades do Rio Grande do Sul. Entre os destaques locais estão:
Mentirosos – Escola Dora Dimer
Outro Lado
Memórias de uma Aldeia dos Anjos
A mostra contará com três categorias premiadas:
1. Produção Estadual
2. Municipal Expandida
3. Categoria Estudantil (para alunos do 6º ano do fundamental ao ensino médio)
Todos os filmes concorrem ainda ao Prêmio Júri Popular.
Jurados e atividades paralelas
O corpo de jurados é formado por nomes de peso no audiovisual: Gustavo Spolidoro (diretor e roteirista), Roger Lerina (jornalista e crítico de cinema) e Flávia Seligman (especialista em audiovisual).
Além das exibições, o público poderá participar de rodas de conversa, painéis e atrações culturais — tudo de forma gratuita. Em junho, o festival já havia promovido oficinas com especialistas como Daniel Galera, Mirela Kruel, Flávia Seligman e Guilherme Pacheco.
Organização e financiamento
O festival é organizado pela Cia de Atores Independentes, que atua há 25 anos em Gravataí, e financiado pela Lei Paulo Gustavo (LPG). Conta ainda com apoio da Prefeitura, da Secretaria Municipal de Cultura, do SESC Gravataí e do Gravataí Shopping.
Foto: Divulgação