Serviço mantém atendimento contínuo, amplia rede de proteção e alerta para aumento do risco de feminicídios no período de fim de ano
Proteger, prevenir e acompanhar políticas públicas voltadas às mulheres é um compromisso permanente da Prefeitura de Gravataí. Com esse objetivo, o município mantém a Casa Lilás, espaço de acolhimento e atendimento multidisciplinar dedicado à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher. Neste período de fim de ano, quando estatisticamente há aumento do risco de casos de feminicídio, o serviço reforça a importância do registro de ocorrências e da busca por atendimento especializado, possibilitando o acesso a medidas protetivas de urgência.
“Ao longo de todo o ano, promovemos ações permanentes para conscientizar a comunidade e reforçar que as mulheres não estão sozinhas. É fundamental que a vítima de violência saiba que existe uma rede de apoio e proteção e procure ajuda”, destaca a secretária municipal da Mulher e Direitos Humanos, Analu Sônego.
Entre janeiro e novembro de 2025, a Casa Lilás realizou 3.993 atendimentos, abrangendo acolhimento e assistência social, psicológica e jurídica às mulheres em situação de violência de gênero. O serviço atua de forma integrada com a Rede Lilás, que envolve o Poder Judiciário, Brigada Militar, Guarda Municipal, Ministério Público e Defensoria Pública, fortalecendo a resposta institucional aos casos de violência. Em 2025, o município registrou um caso de feminicídio, ocorrido no mês de maio.
A assessora jurídica da Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SMDH), Thaís Marcelino, ressalta que a Casa Lilás vai além do atendimento emergencial, contribuindo para o fortalecimento da autonomia feminina. “O serviço oferece um atendimento humanizado e integral, atendendo às necessidades específicas de cada mulher. Além disso, não haverá recesso forense na Casa Lilás neste fim de ano, sendo possível solicitar prorrogação de medidas protetivas e realizar acolhimentos normalmente”, explica.
No âmbito estadual, a secretária da Mulher do Rio Grande do Sul (SDM/RS), Fábia Richter, reforça a importância da mobilização neste período. “Estamos intensificando a campanha de prevenção à violência contra a mulher, com foco especial na redução de feminicídios durante os feriados. Nosso objetivo é evitar que se repitam tragédias como as ocorridas na Páscoa de 2025, quando dez mulheres perderam a vida no interior do estado”, afirma.
Onde buscar ajuda em Gravataí
Casa Lilás – Rua Heitor de Jesus, 232, Centro
Telefones: 0800 510 2468 | (51) 3600-7720
Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) – Av. Jorge Amado, 761, São Vicente
Telefones: (51) 3945-2711 | (51) 3945-2712
Delegacia Online da Mulher RS – Registro de ocorrência pela internet
Acesso: https://www.delegaciaonline.rs.gov.br/dol/#!/delegaciadamulher/main
Brigada Militar – 190 (emergências, 24h)
Guarda Municipal – 153 (emergências, 24h)
Central de Atendimento à Mulher – 180 (orientações e denúncias, 24h)
Foto: Gabriel Muniz



