Investimentos em segurança e atuação integrada com forças estaduais garantem mais proteção à população
A cidade de Gravataí registrou uma redução de 35% nos casos de roubo no primeiro semestre de 2025 em comparação ao mesmo período do ano anterior. Conforme dados do Programa RS Seguro, da Secretaria da Segurança Pública do RS (SSP/RS), foram 274 ocorrências registradas, contra 413 no primeiro semestre de 2024.
A queda significativa reforça o resultado positivo dos investimentos da Prefeitura na área da segurança pública, como o patrulhamento preventivo da Guarda Municipal (GM) e a atuação integrada com demais forças policiais, como Brigada Militar e Polícia Civil.
Ações estratégicas que geram resultados concretos
O prefeito Luiz Zaffalon comemorou os dados divulgados pelo RS Seguro:
“Esses números refletem o quanto intensificamos as ações voltadas à segurança pública para termos uma cidade mais próspera e tranquila para se viver. Seguimos firmes no compromisso de manter Gravataí entre os municípios mais seguros do Rio Grande do Sul.”
Com um efetivo de cerca de 210 agentes, a Guarda Municipal vem atuando em pontos estratégicos da cidade, com reforço especial no monitoramento de roubos a pedestres e celulares, como explica o comandante da GM, Ciro Mello:
“Nosso trabalho é planejado e alinhado com os demais órgãos de segurança. Atuamos de forma preventiva e integrada para proteger nossa população.”
Roubo de celular ainda é desafio, mas ações têm sido efetivas
Segundo o coordenador de operações da GM, Felipe Zenni, o roubo a pedestres segue diretamente relacionado ao furto de celulares, que ainda são os principais alvos dos criminosos.
No último mês, 32 ocorrências de roubo a pedestres foram registradas, três delas com foco em aparelhos eletrônicos.
Diante disso, o monitoramento em tempo real e o reposicionamento das viaturas conforme os dados de criminalidade têm garantido respostas rápidas e presença ostensiva em locais de maior vulnerabilidade.
Queda acompanha tendência estadual
Os números de Gravataí acompanham a tendência positiva registrada em todo o Rio Grande do Sul. O Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2025 revelou que o Estado teve a menor taxa de roubo de celulares do Brasil em 2024:
27,9 casos a cada 100 mil habitantes, contra 31,5 no ano anterior, representando uma queda de 11,5%.
Denúncias e atendimento 24h
A Guarda Municipal de Gravataí está disponível 24 horas por dia e recebe denúncias anônimas por diversos canais:
153
(51) 3600-7634
(51) 3191-5000
(51) 3600-7640
(51) 3600-7637
Outros contatos úteis:
Brigada Militar: 190
Polícia Civil – Plantão de Emergência: 197
Disque Denúncia: 181
Corpo de Bombeiros: 193
Foto: Gabriel Muniz