Cerimônia marcou o início das comemorações da Semana da Pátria no município, com a presença de autoridades e entidades locais
Na manhã da última sexta-feira (21), Gravataí recebeu oficialmente o Fogo Simbólico da Pátria em uma solenidade realizada no Centro Administrativo José Loureiro da Silva. A cerimônia foi promovida pela Liga da Defesa Nacional do Rio Grande do Sul, responsável por trazer a chama até o município.
O fogo foi entregue ao representante da Prefeitura, o secretário municipal para Assuntos da Segurança Pública (Smasp), Coronel Emílio Teixeira, que destacou a relevância da tradição.
“Todos reunidos aqui mostram que essa chama ainda arde em nossos corações. Podemos dizer que somos uma geração cumprindo nosso papel, cultivando valores e transmitindo-os às gerações futuras, para mantermos um país com a chama acesa”, afirmou Teixeira.
Símbolo de patriotismo e civismo
A centelha permanecerá sob a guarda da Guarda Municipal até o dia 1º de setembro, quando será conduzida ao Parcão da 79, após a 88ª Corrida do Fogo Simbólico, para a abertura oficial da Semana da Pátria de 2025 em Gravataí.
Segundo o representante da Liga da Defesa Nacional, Márcio Fagundes, o fogo simbólico reforça valores de civismo e união.
“Como Liga da Defesa Nacional, faremos um esforço conjunto com vocês para que a chama sagrada aqui recebida se multiplique pela liderança e pela população local”, destacou.
Presenças na solenidade
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e representantes da comunidade:
Bombeiro Batista, vice-presidente da Câmara de Vereadores
Vereador Hiago Pacheco
Luciano Oliveira, representando a Associação dos Corredores de Gravataí
Representantes da Guarda Municipal, Brigada Militar e Corpo de Bombeiros
O evento marcou o início das atividades oficiais que antecedem a Semana da Pátria, celebrada em todo o país com o objetivo de preservar o patriotismo, a cidadania e o respeito aos símbolos nacionais.
Foto: Divulgação