Visita técnica reforça alinhamento das equipes da Proteção Social Básica e marca o início do atendimento a 384 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza
Na manhã desta segunda-feira, 17, os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Gravataí receberam a visita de Tobias Shefer, consultor da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado (SEDES). A ação teve como objetivo oferecer apoio técnico às equipes da Proteção Social Básica, fortalecendo o alinhamento das atividades do Programa Família Gaúcha no município.
O programa, que atua na superação de vulnerabilidades e na garantia de direitos por meio do acompanhamento familiar, iniciou oficialmente as atividades nos territórios dos CRAS, com previsão de atender 384 famílias em situação de pobreza e extrema pobreza.
Durante o encontro, foram debatidas estratégias de atuação integrada entre os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reforçando a importância da escuta qualificada, da construção de vínculos e da articulação com outras políticas públicas, como saúde e educação.
“A presença do consultor contribuiu para fortalecer o entendimento das equipes sobre os objetivos do programa e garantir que as ações desenvolvidas estejam alinhadas com as diretrizes estaduais”, destaca o secretário municipal da Família, Cidadania e Assistência Social, Leandro Ferreira, ressaltando que a parceria com o Estado reforça o compromisso de Gravataí em ampliar a proteção social às famílias mais vulneráveis.
A expectativa é de que o Família Gaúcha amplie os resultados positivos da política de Assistência Social no município, com foco no fortalecimento da autonomia e na garantia de direitos.
Sobre o Programa Família Gaúcha
Iniciativa do Governo do Rio Grande do Sul que atua no combate à vulnerabilidade social, promovendo a emancipação das famílias por meio de acompanhamento técnico e qualificação profissional. Em sua fase atual, fará o acompanhamento de mais de 10 mil famílias em situação de vulnerabilidade de 92 municípios afetados pelas enchentes de 2024.
Foto: Divulgação



