Evento promovido pela Smed reuniu profissionais da rede municipal para compartilhar experiências, ampliar conhecimentos e fortalecer a educação antirracista nas escolas
Em um dia marcado por representatividade, resistência e troca de saberes, profissionais da rede municipal de educação participaram do I Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais de Gravataí. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em parceria com o Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento da Educação (Stid).
O encontro teve como principal objetivo apresentar os diversos trabalhos realizados pelos estudantes durante o Momento Étnico-racial (Erer) nas escolas. A proposta busca fortalecer a educação antirracista, valorizando a ancestralidade por meio de obras e atividades orientadas pela Smed.
A abertura contou com falas da assessora pedagógica Carine Lemos, responsável pela condução do evento, e da coordenadora pedagógica da Stid, Tuane Dihl. Também participou do início das atividades a professora, artista e presidente do Clube Negro Seis de Maio, Glau Barros, convidada especial do seminário.
Para Carine Lemos, o evento representa a concretização de um sonho.
“Sempre sonhei em ampliar ainda mais os conhecimentos do Momento Erer. Com este seminário, conseguimos levar o trabalho desenvolvido para mais profissionais, que poderão difundir a educação antirracista e a valorização da ancestralidade no ambiente escolar”, destacou.
Apresentações e atividades
Ao longo de toda a sexta-feira, 28, o Auditório da QI recebeu uma programação diversificada, com:
exposição de práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas;
oficina de panôs africanos;
apresentações teatrais;
venda de artesanatos e acessórios temáticos, incentivando o consumo da cultura negra.
O seminário reforçou o compromisso de Gravataí com uma educação plural, consciente e antirracista, ampliando o debate e fortalecendo ações já implementadas nas escolas municipais.
Foto: Eduarda Luzia



