spot_img

Gravataí realiza o I Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais com foco em representatividade e práticas pedagógicas

Evento promovido pela Smed reuniu profissionais da rede municipal para compartilhar experiências, ampliar conhecimentos e fortalecer a educação antirracista nas escolas

 

Em um dia marcado por representatividade, resistência e troca de saberes, profissionais da rede municipal de educação participaram do I Seminário de Educação para as Relações Étnico-Raciais de Gravataí. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em parceria com o Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento da Educação (Stid).

O encontro teve como principal objetivo apresentar os diversos trabalhos realizados pelos estudantes durante o Momento Étnico-racial (Erer) nas escolas. A proposta busca fortalecer a educação antirracista, valorizando a ancestralidade por meio de obras e atividades orientadas pela Smed.

A abertura contou com falas da assessora pedagógica Carine Lemos, responsável pela condução do evento, e da coordenadora pedagógica da Stid, Tuane Dihl. Também participou do início das atividades a professora, artista e presidente do Clube Negro Seis de Maio, Glau Barros, convidada especial do seminário.

Para Carine Lemos, o evento representa a concretização de um sonho.

“Sempre sonhei em ampliar ainda mais os conhecimentos do Momento Erer. Com este seminário, conseguimos levar o trabalho desenvolvido para mais profissionais, que poderão difundir a educação antirracista e a valorização da ancestralidade no ambiente escolar”, destacou.

 

Apresentações e atividades

Ao longo de toda a sexta-feira, 28, o Auditório da QI recebeu uma programação diversificada, com:

exposição de práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas;

oficina de panôs africanos;

apresentações teatrais;

venda de artesanatos e acessórios temáticos, incentivando o consumo da cultura negra.

O seminário reforçou o compromisso de Gravataí com uma educação plural, consciente e antirracista, ampliando o debate e fortalecendo ações já implementadas nas escolas municipais.

 

 

 

 

Foto: Eduarda Luzia 

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img