Unidade móvel do Hemocentro do Estado estará na Farmácia Municipal das 8h às 12h; inscrições devem ser feitas previamente por formulário online
A Prefeitura de Gravataí, em parceria com o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), realiza no dia 1º de novembro, uma ação especial de doação de sangue diretamente na cidade. A unidade móvel do Hemorgs, adaptada para coletas, estará estacionada em frente à Farmácia Municipal (Rua Carlos Linck, 99 – Centro), das 8h às 12h.
Os interessados devem se inscrever previamente por meio de formulário online disponível no site da Prefeitura de Gravataí. As vagas são limitadas e os doadores serão divididos em quatro grupos, com coletas às 8h, 9h, 10h e 11h.
“Esta é a segunda ação junto ao Hemorgs para incentivar e conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. Tivemos uma participação muito significativa na primeira edição e queremos repetir esse engajamento. Cada doação pode salvar vidas”, destacou o vice-prefeito de Gravataí, Dr. Levi Melo, idealizador da campanha Doe Sangue e Compartilhe Vida.
Durante o procedimento, são coletados cerca de 450 ml de sangue, e o organismo se encarrega rapidamente da reposição. O intervalo mínimo entre as doações é de 90 dias para mulheres (máximo de três doações por ano) e 60 dias para homens (máximo de quatro doações por ano).
Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí
Gravataí terá, em breve, a primeira Unidade de Coleta de Sangue da sua história, atualmente com 65% das obras concluídas. O novo espaço está sendo construído junto à UPA Abílio Alves dos Santos (Parada 74) e deve ser entregue no início de 2026.
“Em poucos meses, teremos um espaço moderno e acessível para quem quiser doar sangue sem precisar sair da cidade. Essa nova unidade vai mobilizar Gravataí e ampliar o número de doadores”, afirmou o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.
Pré-requisitos para doar sangue
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial com foto;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsável legal);
Pesar mínimo 50 kg (descontando vestimentas);
Não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
Não fumar duas horas antes da coleta;
Reforçar a hidratação antes e após o procedimento;
O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
Trabalhadores do turno noturno devem doar após o descanso diurno.
Mais informações sobre impedimentos temporários ou definitivos estão disponíveis em: https://saude.rs.gov.br/doacao-de-sangue.
Foto: Gabriel Muniz