spot_img

Gravataí prorroga vacinação contra HPV para adolescentes e jovens de 15 a 19 anos até dezembro

Iniciativa gratuita busca proteger contra cânceres e ampliar cobertura vacinal no município

 

Adolescentes, homens e mulheres dos 15 aos 19 anos que nunca se vacinaram contra o HPV têm nova oportunidade para se imunizar gratuitamente em Gravataí. A campanha promovida pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foi prorrogada até dezembro em todas as 30 unidades de saúde do município.

A vacina é aplicada em dose única e não é necessária dose de reforço para quem já foi vacinado anteriormente. Para se vacinar, é necessário apresentar documento de identificação e a caderneta de vacinação.

“Vacinas ajudam a salvar vidas, e essa estratégia de resgate de não vacinados tem justamente esse propósito. Nossas equipes de saúde estão à disposição para essas ações. Procurem a unidade de saúde mais próxima para garantir a proteção”, reforça o secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca.

A meta é alcançar 90% do público-alvo, prevenindo infecções pelo HPV, que podem evoluir para cânceres de colo de útero e pênis, além de verrugas genitais.

Em Gravataí, a imunização contra o HPV segue disponível e recomendada para meninas e meninos de 9 a 14 anos como público-alvo prioritário, de forma permanente. Pessoas imunossuprimidas, vítimas de violência sexual e outros grupos específicos seguem com a recomendação de vacinação até 45 anos.

De janeiro a julho de 2025, o município aplicou 2.564 doses da vacina contra HPV, reforçando o compromisso com a saúde preventiva e a proteção de toda a comunidade.

 

 

Foto: Gabriel Muniz 

spot_img
Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
- Conteúdo Pago -spot_img