Iniciativa capacita mão de obra feminina e abre novas oportunidades no mercado da construção civil
A prefeitura de Gravataí está oferecendo gratuitamente um curso profissionalizante de pintura residencial e predial exclusivo para mulheres. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Capacitação (SMDHC), em parceria com as empresas Peruzzo Tintas, Eucatex e Condor, além da Associação Brasileira de Pintores Profissionais (Abrapp).
Com 15 vagas preenchidas, o curso busca qualificar a mão de obra feminina e abrir novas portas no mercado de trabalho.
Formação e oportunidades
Segundo a secretária da SMDHC, Mari Léia Bastiani, a ação amplia as perspectivas profissionais:
“Essa é uma importante iniciativa que visa desenvolver novas habilidades para os serviços de pintura de casas e prédios, assim como possibilitar novas opções e perspectivas de atuação na área. Nosso intuito é ajudar a capacitar a população, assim como qualificar a mão de obra para empresários que investem ou queiram investir na cidade.”
O curso, iniciado na segunda-feira (11) e com término previsto para sexta-feira (22), inclui aulas práticas e teóricas, abordando:
Componentes básicos das tintas
Uso de equipamentos de proteção individual (EPIs)
Técnicas de pintura em reboco e azulejo
Relação de materiais
Precificação e valor da mão de obra
Empreendedorismo na profissão
Crescimento feminino na construção civil
De acordo com a Abrapp, a área de pintura tem registrado um crescimento expressivo da participação feminina, e a profissionalização é uma forma de ampliar oportunidades de renda.
O empresário Alexandre Peruzzo, idealizador do projeto, destacou:
“Sabíamos da necessidade de profissionais na área da pintura. Formar profissionais para o mercado de trabalho é fundamental para todos, tanto para as empresas quanto para a população.”
Histórias que inspiram
A moradora de Gravataí, Gislaine Fernandes, 39 anos, é uma das participantes. Ela comemora a chance de aprender uma nova profissão:
“Sempre tive interesse nessa área. Agradeço pela oportunidade de um curso desse porte, que será muito útil para nós, mulheres. Poderemos fazer desde futuras reformas e reparos até termos uma nova profissão.”
Com a iniciativa, Gravataí reafirma seu compromisso em promover qualificação profissional, inclusão e igualdade de oportunidades para todos.
Foto: Gabriel Muniz