Campanha Doe Sangue e Compartilhe Vida leva voluntários ao Hemocentro de Porto Alegre; cidade se prepara para inaugurar unidade própria de coleta em 2026
A Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realiza no próximo dia 20 de agosto (quarta-feira) mais uma ação da Campanha Doe Sangue e Compartilhe Vida. A iniciativa vai disponibilizar transporte gratuito para levar voluntários até o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs), em Porto Alegre.
Ao todo, serão 14 vagas para doadores, com saída marcada para as 7h30 em frente à UBS Centro (Rua Carlos Link, 55). As inscrições podem ser feitas pelo formulário disponível no link: https://forms.gle/VPiUg2Lwuxue4LNw6.
Idealizada pelo gabinete do vice-prefeito Dr. Levi Melo, a campanha tem mobilizado a comunidade desde junho. “Nossa população é muito solidária e tem se engajado significativamente nas ações que realizamos. Tenho certeza de que, nesta oportunidade, não será diferente”, destacou o vice-prefeito.
Unidade de coleta própria em Gravataí
O secretário municipal de saúde, Régis Fonseca, anunciou que, em breve, os moradores não precisarão mais se deslocar até a Capital para doar sangue. Isso porque está prevista para início de 2026 a inauguração da Unidade de Coleta de Sangue de Gravataí, junto à UPA da 74. “As obras estão em ritmo acelerado e, se não houver alteração no cronograma, em poucos meses entregaremos mais essa estrutura em benefício da população”, afirmou.
Esta será a segunda vez que a van da SMS fará o transporte de doadores ao Hemorgs — a primeira ocorreu em julho. A ação será repetida mensalmente, sempre na terceira quarta-feira, até a abertura da unidade local.
Quem pode doar sangue
Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos:
Estar em boas condições de saúde;
Apresentar documento oficial com foto;
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 acompanhados pelos pais ou responsável);
Pesar no mínimo 50 kg;
Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
Dormir ao menos 6 horas nas últimas 24h;
Não ingerir álcool 12h antes da doação;
Não fumar por 2h antes da coleta;
Reforçar a hidratação;
Primeira doação permitida até os 60 anos.
Foto: Gabriel Muniz