Campanha reforça prevenção, acolhimento e enfrentamento ao estigma ao longo de todo o mês
Reafirmando o compromisso com a promoção da saúde, o acolhimento livre de discriminação e o acesso qualificado aos serviços públicos, a Prefeitura de Gravataí promove uma série de ações do Dezembro Vermelho ao longo do mês. As unidades de saúde ampliaram a oferta de testes rápidos, orientações de prevenção e entrega de insumos, enquanto a cidade sediou o XI Seminário Municipal de Prevenção e Assistência em IST e HIV/Aids, voltado à qualificação dos profissionais da rede.
Durante todo o mês, as unidades intensificaram testagem rápida para HIV, sífilis e hepatites virais, além de orientar a população sobre prevenção combinada, incluindo uso correto de preservativos, acesso à PEP/PrEP, e distribuição de preservativos internos e externos, gel lubrificante e autotestes de HIV. Houve também rodas de conversa, educação em saúde e distribuição de materiais informativos.
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, destacou a importância das ações:
“Uma a cada 50 pessoas vive com HIV no Rio Grande do Sul. Os índices são altíssimos, tornando cada vez mais necessário o acesso à informação, campanhas, seminários e políticas públicas estruturadas para prevenção e cuidado.”
XI Seminário Municipal de Prevenção e Assistência em IST e HIV/Aids
Realizado no dia 1º de dezembro, o evento reuniu profissionais da Atenção Primária, PIM/Bebê Saúde, Atenção Especializada, VIEMSA, SAE, Farmácia e Laboratório Municipal. Com o tema Envelhecer PositHIVo, a programação tratou de equidade, prevenção combinada, manejo clínico das ISTs, nutrição, saúde bucal, enfrentamento ao estigma, cuidados na terceira idade, diagnóstico e tratamento.
Ações no Rua Aberta
Durante a edição de dezembro do Rua Aberta, o Serviço de Assistência Especializada (SAE) esteve presente com um estande oferecendo orientações sobre prevenção, autocuidado e saúde sexual, além de realizar testagem rápida, distribuir preservativos e gel lubrificante, e compartilhar materiais educativos.
A Prefeitura reforça o convite para que a população mantenha o autocuidado e participe das iniciativas. Testar, tratar e acolher são passos essenciais para fortalecer a resposta coletiva ao HIV/Aids.
Foto: Divulgação



