Imunização protege bebês contra bronquiolite e pneumonia e estará disponível em todas as 30 unidades de saúde do município
A partir da tarde da próxima segunda-feira (8), todas as 30 unidades de saúde de Gravataí iniciam a vacinação contra o vírus sincicial respiratório (VSR), principal causa de bronquiolite e pneumonia em bebês menores de seis meses. O imunizante será aplicado em todas as gestantes a partir da 28ª semana, independentemente da idade materna. A recomendação é de dose única a cada nova gestação.
O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, reforçou a importância da imunização:
“É muito importante que as gestantes procurem nossas unidades de saúde para receber o imunizante e garantir a proteção dos bebês nos primeiros meses de vida, quando o risco é maior. É um ato simples, mas que ajuda a salvar vidas.”
Proteção começa ainda na gestação
A vacina é aplicada na gestante, que transfere os anticorpos para o bebê durante a gravidez.
A dose reduz em até 80% o risco de formas graves da doença nos recém-nascidos, oferecendo proteção desde o nascimento. O imunizante é considerado seguro.
Nesta primeira remessa, Gravataí recebeu 718 doses. Para a vacinação, as gestantes devem apresentar documento de identificação e cartão de pré-natal.
Unidades e horários de início da vacinação
A partir das 12h
UBS Bonsucesso
UBS Centro
UBS Cohab A
UBS Cohab B
UBS São Geraldo
UBS São Judas Tadeu
UBS Vera Cruz
UBS Vila Branca
USF Parque dos Anjos
USF Sagrada Família
USF Morada do Vale
A partir das 13h
USF Águas Claras
USF Aristides D’Ávila
USF Breno Garcia
USF Cohab C
USF Costa do Ipiranga
USF Érico Veríssimo
USF Granville
USF Itacolomi
USF Itatiaia
USF Morada do Vale I
USF Morada do Vale II
USF Morungava
USF Neópolis
USF Nova Conquista
USF Parque dos Eucaliptos
USF Princesa Isabel
USF Santa Cecília
USF São Marcos
USF São Vicente
Orientação final
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que a proteção contra o VSR é fundamental no período neonatal, quando os riscos de complicações são maiores. As gestantes são orientadas a procurar a unidade mais próxima nos horários de início listados.
Foto: Divulgação



