Iniciativa alia sustentabilidade, reciclagem e educação ambiental no município
A manhã desta quinta-feira (18) marcou a inauguração das primeiras ecobarreiras de Gravataí, instaladas no bairro Vila Branca, entre as ruas São Cristóvão e Santo Antônio. As estruturas têm como objetivo reter resíduos descartados irregularmente, contribuindo para a prevenção de enchentes e alagamentos, além de melhorar a qualidade da água na região.
Produzidas com material reciclado pela Cooperativa Cotracar, que também fará o encaminhamento correto dos resíduos recolhidos, as ecobarreiras funcionarão como indicadores do volume de lixo descartado de forma inadequada.
Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Zaffalon destacou o papel da educação ambiental:
“Com as ecobarreiras veremos o quanto ainda a população precisa aprender sobre educação ambiental e descartes corretos.”
O vice-prefeito, Dr. Levi Melo, ressaltou o desempenho de Gravataí na prevenção de desastres:
“Durante o período de enchentes, nossa cidade já mostrou que fez o dever de casa. A instalação das ecobarreiras coloca Gravataí como exemplo a ser seguido.”
Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), este é o primeiro de 11 projetos previstos. O titular da pasta, Denner Gelinger, afirmou que o modelo adotado é totalmente ecológico, sem impactos negativos para a fauna local.
O evento contou com a presença de representantes da Câmara de Vereadores, do Ministério Público, da Cotracar, do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Associação de Preservação da Natureza do Vale do Gravataí.
Foto: Eduarda Luzia