Centro POP e Casa do Bem oferecem atendimento diário; ações contam com apoio de entidades e profissionais especializados
Com foco em garantir dignidade, segurança e oportunidades de reinserção social, Gravataí segue fortalecendo a rede de apoio à população em situação de rua por meio de serviços estruturados, acolhimento humanizado e parcerias estratégicas. Entre as iniciativas em destaque, estão o Centro POP – Construindo o Amanhã e a Casa do Bem, que funcionam diariamente e oferecem atendimentos gratuitos.
As ações também recebem suporte de iniciativas como a cooperativa Amada Massa, que contribui com a qualificação profissional e oportunidades de trabalho, e de profissionais como Poliana da Silva, coordenadora de saúde mental de Canoas, que colabora com estratégias para atendimento integrado e atenção psicossocial.
Segundo a Prefeitura, a proposta é garantir não apenas abrigo, mas também acesso a serviços de saúde, alimentação, orientação social e oportunidades que estimulem a autonomia e a reconstrução de vínculos.
Conheça os espaços de atendimento
Centro POP: Construindo o Amanhã
Endereço: Rua Heitor de Jesus, nº 71, Centro
Funcionamento: diariamente, das 7h às 19h
Contatos: (51) 3600-7839 / (51) 3600-7039 | WhatsApp: (51) 9 9238-8091
Casa do Bem
Endereço: ERS 118, nº 3155, Cohab C
Acolhimento: diariamente, das 19h15 às 20h
Capacidade: 40 vagas (30 masculinas e 10 femininas/LGBTQIA+)
Prazo de permanência: inicial de 15 dias, podendo ser renovado até 90 dias
Contato: (51) 3600-7777 | smfcas.casadobem@gravatai.rs.gov.br
De acordo com a Secretaria Municipal de Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), o objetivo é oferecer acolhimento temporário aliado a políticas públicas que estimulem a reintegração social.
“É um trabalho de construção conjunta, que envolve não só a oferta de vagas e alimentação, mas também o cuidado com a saúde mental, a qualificação profissional e o apoio para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas com dignidade”, destaca a pasta.
Foto: Divulgação