spot_img

Gravataí dá início à Semana da Pátria com a 88ª Corrida do Fogo Simbólico

Centelha permanecerá acesa no Parcão da 79 até 7 de setembro, simbolizando patriotismo e união

 

A 88ª Corrida do Fogo Simbólico, realizada nesta segunda-feira, 1º, marcou a abertura oficial da Semana da Pátria em Gravataí. O evento ocorreu no Parcão da 79 e reuniu autoridades, comunidade escolar e representantes esportivos, celebrando o civismo e a valorização da nação brasileira.

 

A centelha do Fogo Simbólico da Pátria ficará acesa na pira do Parcão até o dia 7 de setembro, sob a guarda da Guarda Municipal.

 

O prefeito Luiz Zaffalon destacou o significado do ato:

A chama do Fogo Simbólico traz à lembrança o valor do patriotismo, de entender o que representa uma nação e como chegamos até aqui. Mais do que a abertura da Semana da Pátria, isso mostra a importância do civismo, mantendo viva a chama e o orgulho de sermos brasileiros.”

Tema de 2025

Neste ano, a Liga da Defesa Nacional definiu como tema nacional o “Bicentenário do aniversário de D. Pedro II” e, como tema regional, o “Grêmio Náutico União, como o departamento escoteiro que acende há 88 anos a centelha do Fogo Simbólico da Pátria”.

O percurso da chama

O Fogo Simbólico foi conduzido por corredores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e atletas de clubes de corrida locais, como a Associação dos Corredores de Gravataí. O trajeto incluiu paradas em pontos importantes da cidade, como a Câmara de Vereadores, Gravataí Shopping, Mercado Público e Casa de Cultura.

Cultura e civismo nas escolas

Na abertura oficial, estudantes de escolas municipais apresentaram peças teatrais e musicais com temáticas patrióticas. Entre elas:

Emef Idelcy Pereira – peça “Brasilidades em Cena” (turma 51)

Emef Tancredo Neves – teatro “Dom Pedro e o grito de liberdade” (turma 42)

Emef Murialdo – espetáculo musical

Emef Cincinato Jardim do Vale – apresentações culturais

As atividades marcaram a valorização da história e do civismo, unindo educação, cultura e esporte no início das comemorações.

 

 

 

Foto: Gabriel Muniz 

spot_img
- Conteúdo Pago -spot_img