Evento destacou o protagonismo infantojuvenil e a importância do Estatuto na proteção e garantia de direitos
Com o objetivo de difundir e valorizar o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), em parceria com as secretarias de Saúde (SMS), Esporte e Lazer (Smel) e Família, Cidadania e Assistência Social (SMFCAS), realizou, na última semana, a Semaneca.
As atividades ocorreram na Câmara de Vereadores e foram organizadas em parceria com organizações não governamentais, conselhos municipais, Poder Legislativo e demais entidades da sociedade civil. O evento iniciou na segunda-feira, 14, com a palestra do projeto “Papo de Responsa”, criado pela Polícia Civil do RS, que já impactou mais de 500 mil pessoas no Estado, promovendo a conscientização sobre direitos e proteção de crianças e adolescentes, além de abrir espaço para diálogo entre estudantes, educadores e famílias.
Durante a Semaneca, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre o ECA e expressar suas demandas por meio de cartas, poesias, cartazes e desenhos, abordando temas como combate à violência, respeito às diferenças e necessidade de espaços de lazer, evidenciando o protagonismo infantojuvenil na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
“A Semaneca foi um sucesso, graças à participação de todos, pois esta semana não é só da Secretaria de Educação, mas de toda a gestão. Seguiremos lutando pelo direito da criança e do adolescente”, destacou a secretária da Smed, Aurelise Braun.
A secretária reforçou ainda a importância de manter um planejamento de longo prazo para ações que promovam a valorização e a escuta das crianças e adolescentes no município.
O encerramento da Semaneca, na sexta-feira, 18, foi marcado por apresentações dos estudantes e contou com a presença de autoridades como os vereadores Alex Peixe, Hiago Pacheco e Vitalina, o presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Antônio Marcos, representantes do Conselho Tutelar e da OAB Gravataí, além da juíza da 1ª Vara da Infância e Juventude de Gravataí, Dra. Suelen Rabelo.
Foto: Divulgação