Atividades reforçam a preservação da fé, da memória e das tradições populares do município
Gravataí reafirma seu compromisso com a preservação das tradições populares e da cultura de matriz religiosa por meio de uma ampla programação dedicada ao Terno de Reis — manifestação cultural que reúne fé, música, memória e identidade comunitária. As atividades são promovidas pela Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos e pela Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.
A programação religiosa tem início no dia 25 de dezembro, logo após a missa das 19h, na Capela Menino Jesus de Praga. Na ocasião, o Terno de Reis segue em procissão pelas casas do bairro Natal, levando cânticos, bênçãos e a simbologia da Epifania às famílias da comunidade, com encerramento previsto para as 22h.
No dia 27 de dezembro, a tradição continua com a missa das 18h na Igreja Matriz Nossa Senhora dos Anjos. Após a celebração, ocorre o cortejo do Terno de Reis pela Rua Coberta, descendo até o hospital, onde o grupo entra por volta das 21h, levando música, fé e esperança a pacientes, acompanhantes e profissionais da saúde.
Já no campo cultural, a Secretaria Municipal de Cultura promove, no dia 6 de janeiro de 2026, uma programação especial que valoriza o Terno de Reis como patrimônio imaterial do município. A partir das 19h, ocorre a exibição do documentário “Terno de Reis – uma tradição de fé”, dirigido por Cláudia Ávila, projeto contemplado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Em seguida, o público acompanha um cortejo com o Terno Estrela Dalva, com saída da Casa de Cultura em direção à Casa dos Açores.
Reforçando o diálogo entre fé, cultura e poder público, o padre Léo Hastenteufel esteve na Casa de Cultura na manhã desta terça-feira, dia 16, onde foi recebido pelo secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, pelo secretário adjunto de Cultura, Giulliano Pacheco, e pelo historiador Carlos Albani. O encontro destacou a importância do trabalho conjunto para a preservação e valorização das tradições populares em Gravataí.
Expressão cultural centenária transmitida de geração em geração, o Terno de Reis fortalece laços comunitários, compartilha saberes e mantém viva uma das mais significativas manifestações da cultura popular brasileira. A programação reafirma Gravataí como um território que reconhece, respeita e celebra sua diversidade cultural e religiosa.
Foto: Divulgação



