Aulas gratuitas oferecem disciplina, saúde e integração comunitária para todas as idades
Mais do que chutes, a construção de disciplina. Mais do que socos, a formação de caráter. Foi pensando nisso que a Prefeitura de Gravataí iniciou, nesta sexta-feira (15), um novo núcleo esportivo de karatê na cidade, com aulas gratuitas voltadas a pessoas de todas as idades. A iniciativa é organizada pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel) e acontece sempre às terças e sextas-feiras, no Ginásio Municipal Aline Fofonka (Av. Itacolomi, 3600, bairro São Vicente).
As turmas de sexta-feira, às 14h30, já estão completas, com inscrições encerradas. Já as aulas de terça-feira, às 19h, são voltadas para pessoas acima dos 18 anos e não exigem inscrição prévia: basta comparecer ao ginásio para participar e aprender as técnicas da arte marcial milenar.
“O karatê é muito mais do que uma arte marcial. Ele ensina disciplina, respeito e autocontrole, valores importantes para crianças, jovens e adultos. Nosso objetivo é oferecer uma atividade que contribua para a saúde física e mental, além de integrar ainda mais a comunidade”, destacou o secretário da Smel, Valtair Luciano Cardoso.
Na primeira atividade, cerca de 40 pessoas – em sua maioria crianças e adolescentes – participaram do treino e aprenderam técnicas de defesa pessoal. A Smel reforça que o karatê contribui para incentivar valores educativos, auxiliando no desenvolvimento do comportamento e virtudes. A secretaria também entrará em contato com pais e responsáveis para informar sobre as próximas aulas.
Núcleos esportivos espalhados pela cidade
Atualmente, a Smel mantém mais de 50 núcleos esportivos em diferentes bairros de Gravataí, levando saúde e bem-estar à população com aulas de ginástica, futebol, vôlei, câmbio, entre outras modalidades.
Foto: Gabriel Muniz