O governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve devolver o Ministério do Esporte ao PCdoB, um dos partidos da base do Partido dos Trabalhadores. A informação foi divulgada pelo colunista Igor Gadelha, do portal Metrópoles.
O partido também já cuidou da pasta nos outros governo de Lula, como em 2002 quando o até então deputado Agnelo Queiroz à época filiado ao PCdoB. Ficando no cargo até 2006.
Já no segundo mandato de Lula, quem ficou no comando foi o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Chefiando de 2006 a 2011. Aldo Rebelo, também filiado ao partido, foi o sucessor de Silva. Rebelo ficou no cargo durante todo o governo Dilma.
A previsão nos bastidores é de que Lula anuncie os componentes dos ministérios depois da diplomação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no dia 12 de dezembro, em Brasília. O evento foi antecipado a pedido do petista.
O Ministério do Esporte foi criado em 1995 pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, na época sendo chamado de Ministério Extraordinário do Esporte. Foi no governo Lula que passou a ser chamada apenas de Ministério do Esporte.
Em 2019, o presidente Jair Bolsonaro (PL) extinguiu a pasta cumprindo a promessa de reduzir ministérios, passando a ser apenas uma secretaria especial, integrada ao Ministério da Cidadania.