O termo de cooperação entre Estado e municípios da Granpal (Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre) foi um dos temas debatidos no Fórum de Bacias Hidrográficas na manhã desta quarta-feira, 8. O Estado e municípios da Região Metropolitana começaram a analisar, no final de fevereiro, durante reunião no Palácio Piratini, o termo em busca de uma solução para o lixão encontrado no rio Gravataí.
O fórum reforçou a importância de uma atuação conjunta com os governos estadual e federal para, de forma coordenada, a valorização da atuação do Consórcio Metropolitano em temas como os recursos hídricos e dos resíduos sólidos urbanos. No encontro foi reforçada a situação dos resíduos no Rio Gravataí, o atual cenário de estiagem na Região Metropolitana e as perspectivas de ações conjuntas entre municípios com o Governo do Estado e o Governo Federal. Além desses assuntos, foram discutidos os projetos prioritários em andamento na região, juntamente com os representantes da Metroplan, Daniel Leite e Caroline Techio.
Na reunião de hoje, além dos secretários municipais de Meio Ambiente, estiveram presentes a presidente dos Comitês de Bacias do Rio dos Sinos, Viviane Feijó Machado, do Rio Gravataí, Sérgio Cardoso e a vice-presidente do Comitê do Lago Guaíba, Ana Carara. A próxima reunião do Fórum permanente de Bacias Hidrográficas tem previsão de acontecer em abril.