Uma das coisas mais importantes em uma corrida eleitoral são as pesquisas de intenção de voto. Nos acostumamos a acompanhar a disputa através dos resultados divulgados por institutos em todo o país e aprendemos a confiar nestas empresas. Porém, 2020 não para de nos surpreender.
A última novidade do ano pandêmico é a criação de um instituto de pesquisa para ser usado como ferramenta de propaganda eleitoral. Lançado há pouco mais de um ano em Porto Alegre, o Clube da Opinião parece ser uma empresa destinada a resolver os problemas de quem precisa parecer bem no páreo. Opa! Clube da Opinião? Mas o título da matéria fala de outra empresa! Sim, também nos confundimos.
A Foca Comunicação – que se apresenta como Clube da Opinião de acordo com o job da vez – encabeça a lista de empresas com mais impugnações de pesquisas registradas junto a Justiça Eleitoral. Até o momento, são duas em Porto Alegre e duas no Vale dos Sinos – São Leopoldo e Novo Hamburgo.
Os “erros” na análise dos dados e na formulação das perguntas são apontados pelos juízes eleitorais como a principal motivação para as decisões proibindo a veiculação das pesquisas, mas não para por aí. Há uma certa predileção a direcionar o eleitor a votar em candidatos alinhados ao presidente Jair Bolsonaro. Os questionários chegam ao cúmulo de induzir as pessoas com perguntas sobre a importância de um prefeito estar alinhado ao governo federal.
Seria engraçado se não fosse triste, mas essa é nossa realidade.
Pesquisando um pouco, é possível ver que a Foca Comunicação possui relação estreita com o partido Republicanos. Seus candidatos sempre aparecem primeiro nas opções de resposta e uma de suas sócias possui relação estreita com João Derly, candidato à prefeitura de Porto Alegre pelo partido, fazendo campanha abertamente nas redes sociais para o ex-Rede e ex-PCdoB – afinal de contas, é natural a migração do comunismo aos valores cristãos e à família tradicional brasileira.
No caso de Novo Hamburgo, fica escancarada a armação. Na pressa de tentar bombar a campanha de Rodrigo Zucco, candidato do Republicanos no município, a Foca Comunicação (ou seria Clube da Opinião?) esqueceu de mudar o nome do arquivo publicado no site do TSE. Eis então que todos puderam ver o registro da pesquisa cujo nome do arquivo anexado era “Questionário Novo Hamburgo Zucco 2” (grafia corrigida por nós).
Agora pense: quem você acha que estaria em primeiro nessa pesquisa?