O DetranRS (Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul) anunciou recentemente que conseguiu zerar a fila de espera para exames práticos para obtenção da carteira de motorista, graças à implementação de uma série de medidas administrativas ao longo do último ano. Esse acúmulo havia sido gerado devido aos dias sem exames durante a pandemia de coronavírus e ao cumprimento de protocolos sanitários.
De acordo com a autarquia, um novo sistema de gestão foi implementado, incluindo a realização de horas extras, regionalização do atendimento, otimização do tempo de prova, mudanças na remuneração, contratações emergenciais e parceria com examinadores da Brigada Militar. Essas medidas permitiram ao DetranRS vencer o passivo de exames gerados pela pandemia e seus reflexos.
O secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron, destacou a importância da força-tarefa instituída para solucionar o problema e ressaltou que, além de zerar a fila de espera, houve também uma qualificação da prestação do serviço na ponta.
Entre setembro de 2022 e fevereiro de 2023, o DetranRS ofereceu 370 mil vagas, e 288 mil candidatos se inscreveram para os exames, resultando em uma sobra de 82 mil vagas, indicando que o passivo gerado pela pandemia foi superado.
A autarquia explicou que, além dos 85 dias sem provas em 2020, os protocolos sanitários contra a Covid-19 e as posteriores prorrogações de prazos provocaram um acúmulo de candidatos aptos a fazer prova que precisou ser enfrentado com criatividade.
Em 2022, o DetranRS ampliou a capacidade de atendimento em cerca de 20% na comparação com 2019, ano anterior à pandemia, quando não havia espera por vaga para provas em nenhuma categoria de habilitação e em nenhuma região do Estado.
Com as medidas adotadas, o DetranRS aumentou significativamente a oferta de exames, principalmente para as categorias A e B. O número de vagas oferecido em 2022 foi 40% superior ao ano anterior. Foram mais de 700 mil vagas para provas de moto, carro e veículos pesados. O total é superior às 498 mil oferecidas em 2021 e às 359 mil em 2020, ano mais crítico da pandemia.
Um monitoramento dos últimos seis meses realizado pela autarquia apontou um aproveitamento médio de 77% das vagas oferecidas. A conclusão do estudo é de que, embora o número de candidatos aptos a realizar a última etapa da habilitação ultrapasse 121.000, não há espera por vagas em nenhuma região do Estado.
O Rio Grande do Sul tem atualmente 121.730 candidatos aptos a fazer o exame prático, ou seja, pessoas que concluíram as etapas anteriores do processo da habilitação. No entanto, mais da metade desses candidatos (53%) está nessa situação há mais de 12 meses, o que indica uma alta probabilidade de desistência.