A Fifa divulgou hoje (14), os nomeados para o prêmio Fifa The Best 2023. No segmento masculino, metade dos 12 candidatos são jogadores do Manchester City, incluindo Haaland e De Bruyne. O atual detentor do troféu, Messi, que atualmente joga pelo Inter Miami, está na disputa, assim como Mbappé, do Paris Saint-Germain.
Diferentemente do ano passado, Vinícius Júnior, do Real Madrid, não aparece na relação. O mesmo ocorre com Neymar, ex-PSG e agora no Al-Hilal.
Esta edição do prêmio que consagra os melhores do mundo pela Fifa tem um período de avaliação mais curto no futebol masculino: de 19 de dezembro de 2022, um dia após a final da Copa do Mundo no Catar, a 20 de agosto de 2023.
No futebol feminino, três atletas da seleção espanhola, campeã da Copa do Mundo Feminina, foram selecionadas: Aitana Bonmatí, Jenni Hermoso e Salma Paralluelo. Para as mulheres, o período de avaliação abrange de 1º de agosto de 2022 a 20 de agosto de 2023, que corresponde à data da final do Mundial.
Ederson é o único brasileiro indicado para o The Best. Ele é um dos finalistas ao prêmio de melhor goleiro, juntamente com o marroquino Bono, ex-Sevilla e atualmente no Al-Hilal, o belga Courtois, do Real Madrid, o camaronês Onana, ex-Inter de Milão e agora no Manchester United, e o alemão Ter Stegen, do Barcelona.
O público terá a oportunidade de participar da votação, escolhendo seus favoritos a partir de hoje. A data da cerimônia do Fifa The Best 2023 ainda não foi confirmada.
Os atuais detentores dos prêmios de melhor jogador e melhor jogadora do mundo pela Fifa são, respectivamente, o argentino Lionel Messi e a espanhola Alexia Putellas. No caso do masculino, no Fifa The Best 2022, o período de avaliação abrangeu um ano e meio, englobando a Copa do Mundo no Catar, vencida pela Argentina.
Jogadores
- Julián Álvarez (Argentina / Manchester City)
- Marcelo Brozović (Croácia / Inter de Milão e Al-Nassr)
- Kevin De Bruyne (Bélgica / Manchester City)
- İlkay Gündoğan (Alemanha / Manchester City e Barcelona)
- Erling Haaland (Noruega / Manchester City)
- Rodri (Espanha / Manchester City)
- Khvicha Kvaratskhelia (Geórgia / Napoli)
- Kylian Mbappé (França / PSG)
- Lionel Messi (Argentina / PSG e Inter Miami)
- Victor Osimhen (Nigéria / Napoli)
- Declan Rice (Inglaterra / West Ham e Arsenal)
- Bernardo Silva (Portugal / Manchester City)
Jogadoras
- Aitana Bonmatí (Espanha / Barcelona)
- Linda Caicedo (Colômbia / Real Madrid)
- Rachel Daly (Inglaterra / Aston Villa Ladies)
- Kadidiatou Diani (França / Lyon)
- Caitlin Foord (Austrália / Arsenal)
- Mary Fowler (Austrália / Manchester City)
- Alex Greenwood (Inglaterra / Manchester City)
- Jennifer Hermoso (Espanha / Pachuca)
- Lindsey Horan (Estados Unidos / Lyon)
- Amanda Ilestedt (Suécia / PSG e Arsenal)
- Lauren James (Inglaterra / Chelsea)
- Sam Kerr (Austrália / Chelsea)
- Mapi León (Espanha / Barcelona)
- Hinata Miyazawa (Japão / Mynavi Sendai)
- Salma Paralluelo (Espanha / Barcelona)
- Keira Walsh (Inglaterra / Barcelona)
Como funciona
A Fifa premia o melhor jogador do mundo desde 1991 e a melhor jogadora desde 2001. O Fifa The Best, no formato atual, foi estabelecido em 2016. A cerimônia atual também contempla o melhor goleiro, a melhor goleira, o melhor treinador no futebol masculino, o melhor treinador ou treinadora no futebol feminino, o gol mais bonito no Prêmio Puskás, além de reconhecer o Fair Play e a torcida.
Um comitê técnico da entidade determina a lista de finalistas. O eleitorado da premiação é composto por jornalistas, capitães de seleções nacionais, treinadores e o público, por meio de votação online. Cada grupo tem peso equivalente de 25% na contagem final.
Desde 2016, a Fifa utiliza a temporada europeia como o período de análise. No entanto, com a Copa do Mundo realizada no final do ano em 2022, o Fifa The Best 2022 considerou um ano e meio na votação, abrangendo de agosto de 2021 a dezembro de 2022. O Fifa The Best 2023, com avaliação de dezembro de 2022 a agosto de 2023, representa uma adaptação ao modelo utilizado em anos anteriores.