spot_img

Festuris: um megaespetáculo internacional de turismo

A nossa FESTURIS, em Gramado, desponta como a maior feira turística da América Latina e uma das maiores do mundo. Nesta 37ª edição, realizada de 7 a 9 de novembro, o evento teve ampliação de 15% em relação a 2024, reuniu 17 mil inscritos, movimentou em torno de R$ 552 milhões em negócios (sendo R$ 80 milhões apenas para Gramado) e contou com representantes de 64 nacionalidades.

A feira reafirma a meta visionária de sua CEO, Marta Rossi, que já na primeira edição decretou que este seria o maior evento mundial do setor. Ela conta com a parceria do também CEO Eduardo Zorzanello, herdeiro e sócio da saudosa Silvia Zorzanello, homenageada ao dar nome ao troféu entregue aos destaques do evento.

Na abertura, tivemos o elenco do Gatzz Dinner Show, um grupo maravilhoso com crianças, dançarinos, palhaço, canções e balões, denotando a alegria lúdica de viajar. Tudo muito bem alinhado ao mote “Reimaginando o amanhã” e às falas dos CEOs, que, além de apresentarem dados e o sucesso como business, destacaram aspectos subjetivos do turismo, feitos de encontros e reencontros.

Autoridades, entusiasmadas, destacaram o papel da FESTURIS para o trade turístico mundial, brasileiro e gaúcho, bem como para a valorização das culturas, sem partidarismos ou sectarismos, como enfatizou Pepe Vargas, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, ao saudar os organizadores, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, e demais representações.

A feira e o espaço Meeting foram de uma riqueza incomparável, trazendo as diversidades e os vários segmentos do turismo — de negócios, social, sustentável, esportivo (com o brilho da ginasta Daiane dos Santos) —, além de reflexões sobre as mudanças e resistências às tecnologias, nas quais a IA se torna imprescindível, desde que com adequações pertinentes.

O Espaço LGBT+ Diversidade, neste ano, dobrou de tamanho, em uma construção do casal Jardel e Dan Hay (este à frente nesta edição, com brilho, competência e dedicação). Foi inaugurada uma nova fase, que amplia as interseccionalidades com as culturas e raças, dando lugar às pessoas cadeirantes e demais simpatizantes — em sintonia com o que norteou as conferências da comunidade LGBTQIAPN+. O espaço contou com várias personalidades, entre elas Ed Salvato, voz respeitada no turismo queer mundial e mestre no Tisch Center of Hospitality da Universidade de Nova York, que ministrou o primeiro curso de inclusão e pertencimento em viagens.

Na minha palestra, mediada pela talentosa e acolhedora drag Charlene Voluntarie, pude falar tanto do lugar de ativista quanto de psicólogo e psicanalista. Trouxe a “união” como conceito fundamental para avançarmos nas conquistas civis e sociais. A Feira Baile da Diversidade e o Fórum de Empreendedorismo LGBT+ RS, que idealizei e dirijo, tiveram uma escuta entusiasmada por parte de expositores e visitantes.

Ainda pude destacar a importância de estar na coordenação, em Porto Alegre, da ONG Desafios, que foi resultado da divisão de espaço na palestra do ano passado com o grande parceiro e coordenador-geral, Ruben Quintana, com quem vamos executar nossos eventos na capital.

Foi entusiasmante apresentar a conquista do SOS RS Diversidade, um coletivo de coletivos que busca mitigar os agravos às demandas da diversidade no Estado diante da catástrofe das cheias. Contamos com o respaldo da aprovação de acesso ao Fundo de Reconstrução, ratificado nas conferências municipais e estaduais, com massiva representação e o apoio de nossa secretária nacional, Symmy Larrat, que está priorizando vir nos escutar.

Foi muito bom receber motivação e reencontrar nosso companheiro no Turismo RS, Alvaro Machado. Ele me fez uma surpresa: ser prestigiado pelo nosso secretário estadual, Ronaldo Santini, que vai nos receber para somar na trincheira que visa a união entre a Feira Baile da Diversidade, na Praça Brigadeiro Sampaio, em Porto Alegre, o Fórum de Empreendedorismo LGBT+ RS, o MUT (Miss Universo Trans Brasil) e a Parada de Luta LGBTI+, apostando no potencial do multiempreendedorismo e do turismo gay friendly de nossa capital, que tem o maior contingente relativo de diversidade sexual do país.

As redes se ampliam com a força de Ricardo Gomes, presidente da Câmara de Comércio e Turismo LGBT, e de Clovis Casimiro, da IGLTA, representante dos membros da América do Sul dessa associação internacional de turismo LGBT+, presente em 80 países. Casimiro nos encheu de orgulho na abertura da FESTURIS, recebendo o troféu Amigos do Evento.

A energia positiva e grandiloquente de Marta Rossi se espalha e confirma a importância dos afetos quando reencontro amigos e apoiadores como Renan Perovano, da Inclusive Wine; o advogado Diego Cândido, do Igualdade RS e embaixador da Inclusive Wine e do MUT; Selma Light, liderança em SC; e novos parceiros, como Marco Antonio Tiago, que atua em Mato Grosso do Sul com ecoturismo e diversidade, à frente da Bonite (@m26.com.br), e a editora da ViaG, Patrícia de Campos.

Voltei cheio de gás e gratidão pela oportunidade, tendo cada vez mais admiração pela FESTURIS e pelo Espaço LGBT+, modelos inspiradores para realizar um sonho: que a Feira Baile da Diversidade e o Fórum de Empreendedorismo, com todas as parcerias, avancem na edificação do nosso “South Summit Colorido”.

spot_img
Gaio Fontella
Gaio Fontellahttps://realnews.com.br/category/opiniao/blog-do-gaio/
Gaio Fontella – Psicólogo e psicanalista, graduado e pós-graduado pela UFRGS. É comentarista e produtor do canal Café com Análise, no YouTube, e atua como coordenador da ONG Desafios, em Porto Alegre.
- Conteúdo Pago -spot_img