Voltei encantado com a cinematográfica mega feira internacional de Turismo de Gramado, o FESTURIS, uma das maiores das Américas. Em sua 36ª edição, o evento gerou impressionantes 480 milhões em negócios no setor.
A experiência foi repleta de emoções e prospecções desde a abertura. As palavras inspiradoras dos CEOs Marta Rossi e Eduardo Zorzanello destacaram a conexão com o futuro e os avanços do setor. Ressaltaram, entre outros dados, o crescimento de 9% em relação a 2023 e a crescente participação feminina, consolidando o Turismo como uma das atividades mais inclusivas e acolhedoras.
Entre as lideranças presentes, a palestra de Marcelo Freixo, presidente da Embratur, trouxe otimismo em relação ao setor turístico, que já representa 8% do PIB nacional e tem potencial para crescer ainda mais. Ele destacou o papel estratégico do FESTURIS na reconstrução do Rio Grande do Sul, frisando a importância de iniciativas sem divisões, reafirmando seu compromisso com o estado.
Como representante da diversidade sexual, senti-me honrado ao presenciar a homenagem à psicóloga e sexóloga Maria do Céu, que recebeu o troféu “Cores do Turismo” pelo trabalho inclusivo e pelo fomento ao turismo em Pernambuco.
Na sexta-feira, durante o Meeting — uma série de palestras com profissionais renomados e casos de sucesso —, fui profundamente tocado pela apresentação de Michel Couto. Ele desconstruiu preconceitos em torno da cultura e do potencial turístico das periferias, compartilhando sua trajetória de resiliência e destacando iniciativas como os eventos do Morro da Cruz, em Porto Alegre.
Como psicanalista, vibrei ao refletir sobre a riqueza do termo “Turismo”, que engloba muito mais que bares, restaurantes, casas noturnas, eventos, hotelaria e agências. O setor abrange também negócios diversos, tecnologia, esportes, moda, cultura, arte e saúde. Um exemplo disso foi o inovador espaço “Health & Wellness”, que ressaltou o impacto do turismo de bem-estar, responsável por cerca de 59% das viagens e movimentando mais de 299 milhões.
Marta Rossi foi justamente homenageada pela Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (FIASEET) com o prêmio de boas práticas em turismo sustentável e igualdade de gênero, alinhado aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
Marta mantém seu legado com o apoio de uma equipe competente e o carinho de sua família. Eduardo Zorzanello, filho de sua saudosa parceira Silvia, e Marcus Rossi, seu filho e CEO do inovador “Gramado Summit” — evento que recentemente teve uma edição de sucesso em Punta del Este, no Uruguai —, são exemplos de continuidade e inovação geracional.
A emoção de Marta na abertura do FESTURIS foi compartilhada de forma cativante por sua netinha Celina, que, com graça e entusiasmo, deu as boas-vindas ao público no Palácio dos Festivais, em Gramado.
Obs.: Na próxima semana, trarei mais detalhes sobre a minha participação no Espaço LGBT+ do evento, comandado com maestria pelo casal Dan e Jardel Rey.