Ocupar espaços públicos afirmativos e sair dos guetos é o que todas, todos e todes do movimento LGBT+ vêm fazendo na contemporaneidade, ocupando espaços enquanto nova ordem familiar, em ambientes de trabalho diversos, plenários e na sociedade em geral.
Ter acolhimento na primeira praça de Porto Alegre não seria diferente. Contamos com a simpatia de nossa prefeita da Brigadeiro Sampaio, Marivane Ahanha Rogério, que faz do local um palco das diversidades.
Tudo começou no final de 2022, quando no Recanto dos Poetas tivemos um sarau a céu aberto com declamações e roda de conversa. Inspirado no clima poético, pensei que o empreendedorismo associado à cultura afirmativa de nossa comunidade daria um belo evento. De pronto, Marivane anuiu à proposta, com o apoio do amigo e companheiro de longa data, Gil Cunha, que assumiu conosco a produção e dividiu comigo a apresentação.
A rede de afetos foi se tornando potente, com apoios e entusiasmo para tornar a proposta um espaço para os empreendedores LGBT+ e simpatizantes.
A festa, uma boate a céu aberto, contou com um júri de peso na escolha da corte, incluindo o colunista Gasparotto, o saudoso Fernando Baril, a atual Miss Universo Trans, Luanna Isabelly, os atores Renato del Campão e Laurita Leão, dentre outras personalidades.
Foi assim eleita como Rainha Gaby Quadras, Geovanna Shanshys como primeira princesa e Savanah Queen como segunda. As meninas desfilaram suas faixas, divulgando nosso projeto e brilhando em Gramado com a premiação que o FESTURIS concedeu.
Nossa façanha colorida chamou a atenção da Parada São Paulo. Lá, Gil Cunha e Josiane Guedes puderam divulgar nossa segunda edição.
Seguimos com toda a garra e parcerias, fazendo o evento cuja estrutura básica conta com o nosso Orçamento Participativo de Porto Alegre. As atividades culturais são fruto do engajamento militante de todos, principalmente neste ano em que estaremos focados no apelo ao ministro Paulo Pimenta por apoios às demandas LGBT+ gaúchas, intensificadas e urgentes com a tragédia político-ambiental que sofremos. (Apoiem e divulguem um abaixo-assinado, circulando nas redes, instrumento aliado da carta à Secretaria de Reconstrução.)
Na Programação Cultural da Feira Baile de 2024, teremos um show com quem fez a estreia no ano passado conosco, a cantora e amiga Ilse Lampert, com participação de Leny Barcellos, e a icônica multimídia e premiada cantora Maria Luiza Benitez.
Vamos escolher o Rei e a Rainha da Feira Baile da Diversidade, com jurados de peso.
Estamos contando com a força e o brilho da Rainha da Parada de Luta LGBT+ de Porto Alegre, Tutty Queen, que vai agitar o Baile, numa grande boate colorida e afirmativa.
Até o dia 25 de agosto, esperamos simpatizantes e militantes na Brigadeiro Sampaio, a partir das 14h.
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR O ABAIXO ASSINADO #SOS RIO GRANDE DO SUL LGBTQIAPN+