A secretária geral da Fifa, Fatma Samoura, deixará o cargo no fim deste ano. A informação foi divulgada, nesta quarta-feira (14), no site oficial da instituição.
“Trabalhar na Fifa foi a melhor decisão da minha vida, e tenho muito orgulho de ter liderado uma equipe tão diversificada. Minha primeira palavra de agradecimento vai para Gianni Infantino. Ele mostrou confiança, compreensão e um alto nível de apoio. A Fifa hoje é uma organização melhor governada, mais aberta, mais confiável e mais transparente. Deixarei a Fifa com sentimento de orgulho e dever cumprido”, afirmou Fatma Samoura em um trecho do comunicado publicado pelo site.
Agora, a última competição importante de Fatma Samoura ainda como secretária geral da Fifa será a Copa do Mundo Feminina, que irá acontecer entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. Este ano, o torneio será sediado em dois países, sendo eles a Nova Zelândia e a Austrália.
“Por enquanto, estou totalmente focada na preparação e entrega da próxima Copa do Mundo Feminina na Austrália e Nova Zelândia. Estou ansiosa para passar os próximos seis meses dando vida aos 11 objetivos que o presidente Infantino anunciou no Congresso da Fifa em Kigali, em março. A partir do próximo ano, gostaria de passar mais tempo com minha família. Sou apaixonado por futebol desde os oito anos de idade e me sinto honrada por ter feito essa jornada”, ressaltou.
Gianni Infantino, presidente da Fifa, aproveitou para agradecer. “Desde que eu a conheci, sabia que seria sensacional para a Fifa. Sua paixão e entusiasmo para liderar mudanças são inspiradores. Fatma foi a primeira mulher e a primeira africana a ocupar um cargo tão importante na Fifa. Respeitamos sua decisão e gostaria de agradecer a ela pela dedicação e o compromisso com o futebol”, comentou.
Com informações do site oficial da Fifa
Foto: REUTERS/Valeriano Di Domenico