Mostra itinerante reúne fotografias, recortes históricos e homenagens à trajetória de um dos principais veículos de comunicação da cidade
A exposição itinerante em comemoração aos 50 anos do jornal Folha do Vale iniciou no dia 14 de janeiro, na Casa de Cultura de Gravataí, marcando meio século de atuação de um dos mais tradicionais veículos de comunicação do município. A abertura da mostra foi marcada por homenagens, reencontros e relatos que resgatam a história do jornal e sua relação com a comunidade local.
A iniciativa é promovida pela Secretaria Municipal de Cultura, que abriu as portas da Casa de Cultura para valorizar a memória da comunicação gravataiense. O espaço reúne fotografias históricas, edições antigas, recortes de notícias e curiosidades que ajudam a contar a trajetória do periódico e sua contribuição para o registro dos principais acontecimentos da cidade e da região.
O secretário municipal de Cultura, Patrick Silva, destacou a importância do jornal para a história do município. “Nós, enquanto Governo Municipal, somos gratos por toda a contribuição prestada à nossa cidade ao longo dessas décadas. O Jornal Folha do Vale já é um verdadeiro patrimônio de Gravataí e poderá sempre contar com a Secretaria de Cultura”, afirmou.
Fundado em 12 de janeiro de 1976 por José Carlos Rocha (1949–2016), jornalista e importante referência cultural de Gravataí, o Folha do Vale acompanhou de perto o crescimento urbano, econômico, político e cultural da cidade ao longo de cinco décadas. Atualmente sob a direção de Chiquinho Nunes, o jornal segue como um dos principais registros da memória local.
Durante a abertura da exposição, Chiquinho destacou o caráter simbólico da iniciativa. “Foi um momento ímpar na história de Gravataí, onde a Casa de Cultura passa a contar um pouco da história da nossa cidade e do nosso povo nos últimos 50 anos. Obrigado a todos os envolvidos”, ressaltou.
A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, na Casa de Cultura de Gravataí, localizada na Avenida José Loureiro da Silva, 1350.
Foto: Divulgação



