spot_img
spot_img

Explorando a riqueza cultural e agrícola: rota Caminhos da Pommern Serra promove passeio imperdível neste domingo

Os ares da Pommern Serra estarão repletos de entusiasmo neste domingo, dia 26 de Novembro, quando a Rota Caminhos da Pommern Serra se prepara para mais um emocionante passeio. Coordenada por Edenir Schmengler, a Rota celebra mais de três anos de atividade, promovendo a rica herança cultural dos imigrantes alemães da região.

A história da Rota começou com a descontinuação do Café da Pommern Serra, localizado na Linha dos Pomeranos Agudo. Em resposta ao clamor da comunidade, ávida por explorar as belezas naturais locais, surgiu a ideia da Rota, em parceria com a Emater, focando no turismo como motor de desenvolvimento.

Schmengler, que ingressou na Rota há dois anos como condutor, destaca as constantes transformações ao longo do tempo. “Nunca é a mesma coisa; sempre tem algo diferente”, comenta. As modificações incluíram alterações no local do almoço, entrada e saída de participantes, sempre visando aprimorar a experiência.

Uma das inovações mais recentes é a parceria com os caminhões militares de Santa Maria, que agora oferecem transporte para os participantes. Essa colaboração, iniciada este ano, foi uma resposta à crescente demanda por atrativos adicionais.

A partida está marcada para as 8 horas da manhã do dia 26 de Novembro, em frente à Prefeitura Municipal de Agudo. O itinerário inclui paradas estratégicas em propriedades locais, oferecendo atividades diversas. A primeira parada será na propriedade de Derli e Lidione Friedrich, onde Otávio e Débora Neu servirão um café recheado de tradição e artesanato.

O percurso também contempla visitas ao Complexo das Flores de Lisiane Alves, a icônica Gruta do Índio, e um almoço rural na antiga escola Santo Antônio da Linha dos Pomeranos. A jornada continua no Recanto das Frutas, propriedade de Ênio e Irene Unfer, passa pela oficina de artesanato em madeira de Dilson e Dolores Wendt, e se encerra no Sítio Sementes Preciosas de Edenir Schmengler e Ana Letícia, onde há uma demonstração de 30 variedades de feijão.

Ao total, serão percorridos cerca de 90 km, proporcionando aos participantes uma imersão na riqueza cultural e agrícola da região. Edenir Schmengler revela que, para as próximas edições, está sendo planejado um passeio às cascatas da região, visando destacar ainda mais a beleza local e fortalecer a agricultura familiar.

Gruta do Índio
spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img