Por Rodrigo Schmitt
O TRIBUNAL DE CONTAS, na inspeção extraordinária 008141-0200/18-9 verificou irregularidades DESDE 1 DE DEZEMBRO de 2016 até 6 de dezembro de 2018, responsabilizando LUIS CARLOS BUSATO, ROSA MARIA GROENWALD, GAMP, mais aproximadamente uma dúzia de empresas e foi apresentado um quadro que segundo o Tribunal de Contas “representa todas as irregularidades apresentadas nas informações produzidas, totalizando o valor de R$24.173.740,52.” (VINTE E QUATRO MILHÕES, CENTO E SETENTA E TRÊS MIL, SETECENTOS E QUARENTA REAIS E CINQUENTA E DOIS CENTAVOS).
O Serviço de Instrução Municipal I sugeriu a manutenção de quase todas as irregularidades.
Segundo o Tribunal, “no entanto, a integralidade do valor inicial foi considerada na responsabilização”.
Opinou que “os agentes públicos e privados destacados no quadro acima RESPONDEM DE FORMA SOLIDÁRIA”.
Durante a campanha a gestão anterior queria responsabilizar o Prefeito Jairo pelos desvios de recurso dentro da GAMP.
A GAMP ficou menos de 30 dias com o Prefeito Jairo como gestor e ficou em segundo lugar na licitação, assumindo o primeiro lugar com a exclusão da Cruz Vermelha que estava inapta.
Na época a ZH já denunciava que “o Grupo de Apoio à Medicina Preventiva e à Saúde Pública (Gamp) empregou familiares de agentes públicos do município. Foram pelo menos oito contratações, entre elas a de Zeneide Tanara Manea, ex-cunhada do prefeito Luiz Carlos Busato (PTB).”
Além da ex cunhada de Busato, dentre os oito familiares de cargo do alto escalão de Busato no governo, dava destaque para Murilo Groenwald (sobrinho da ex Secretária de Saúde Rosa Groenwald), sendo que tal Secretária também foi responsabilizada pelo escândalo no GAMP.
Vários outros parentes de pessoas ligadas à gestão Busato estavam empregadas na GAMP com polpudos salários na época das falcatruas perpetradas que culminaram em ações policiais.
Ficou claro na decisão do Tribunal de Contas que JAIRO JORGE NÃO TEVE RESPONSABILIDADE NENHUMA nas fraudes ocorridas dentro da GAMP, mas BUSATO e sua Secretária de Saúde ROSA MARIA GROENWALD, além de outras empresas, POSSUEM RESPONSABILIDADE NO PREJUÍZO causado ao nosso Município que chega a quase VINTE E CINCO MILHÕES DE REAIS.
Creio que isto seja só o começo, a conta deve ser muito mais alta e devem chegar ainda muitas outras contas para pagar.
Esta coluna é independente e de responsabilidade do seu idealizador. As opiniões expressas nesta publicação não refletem necessariamente o posicionamento da Real News.