Evento reuniu mais de 1.500 pessoas e premiou 19 equipes em oito categorias, destacando criatividade, inovação e iniciação científica nas escolas municipais
A Prefeitura de Gravataí realizou, na noite desta segunda-feira (13), a cerimônia de premiação dos projetos desenvolvidos durante a 4ª Mostra de Conhecimento e de Tecnologia, que ocorreu nos dias 24 e 25 de setembro. O evento, realizado no Gravataí Shopping, celebrou o talento e a dedicação de alunos e professores da rede municipal de ensino, reunindo 19 equipes premiadas em oito categorias.
“Esse evento é algo extremamente grandioso para a educação do município. Parabéns a todas as escolas envolvidas. Foi gratificante ver o engajamento de alunos e professores mostrando todo o aprendizado desenvolvido ao longo do ano”, destacou a secretária municipal da Educação, Aurelise Braun.
A coordenadora do Setor de Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento (Stid) da Secretaria Municipal de Educação (Smed) ressaltou o crescimento do evento, que teve início em 2022 com apenas dez escolas participantes.
“Essa é uma vitória de todos. Queremos e buscamos promover a iniciação científica desde cedo. Nesta edição, chegamos a 94 instituições de ensino, o que mostra a força do projeto na rede municipal”, comemorou.
A diretora pedagógica da Smed, Mariclei Martins, reforçou a importância da iniciativa para o desenvolvimento dos alunos.
“Devemos acreditar no potencial de cada estudante. Que possamos, cada vez mais, ocupar esse espaço e realizar ações desse porte”, afirmou.
Realizada no Ginásio Municipal Aline Fofonka, a mostra reuniu 528 alunos da educação infantil ao 9º ano, que apresentaram 132 projetos sobre temas como meio ambiente, saúde, sistema solar, sustentabilidade, animais, tecnologia, robótica e mudanças climáticas.
O evento contou com a visita de 1.550 pessoas e teve como objetivo estimular a troca de experiências e o compartilhamento de projetos de iniciação científica desenvolvidos nas escolas ao longo do ano.
A Mostra também utilizou o Programa Nacional para Promoção de Iniciação Científica na Educação Básica (ProNICE) como ferramenta de estruturação e manteve parceria com a Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), promovida pela Fundação Liberato.
Foto: Gabriel Muniz