Esteio registra mais um semestre de queda na criminalidade

Esteio registrou, no primeiro semestre de 2020, uma queda de 13,25% nos indicadores de criminalidade na comparação com o mesmo período de 2019. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-RS) no último dia 9. Desde o início da atual gestão, os registros já apontam uma redução de 38,9% nos crimes registrados em relação a 2011, ano em que a SSP começou a divulgação das estatísticas mensais.

 

Os indicadores que tiveram maior redução foram os furtos, com queda de 34% em relação a 2019 e 63,4% em relação a 2011. O furto de veículos reduziu em 32,3% em relação ao ano passado, mas chega a quase 58% a menos se a comparação for com os registros iniciais da estatística. Os roubos (ação criminosa que geralmente é realizada com ameaça à vítima) em geral também tiveram uma queda de 20,2%, em relação ao ano passado, e de quase 33% na comparação aos nove anos de registros da SSP; assim como os delitos de arma de fogo, que caíram 18%, se comparados com primeiro semestre do ano anterior, e mais de 44%, se a comparação for com os meses de 2011.

 

Outro destaque apontado no levantamento foi para o aumento do número de prisões por tráfico de entorpecentes. No primeiro semestre deste ano foram realizadas, em Esteio, 77 prisões, 61 no mesmo período de 2019 e 39 em 2011. Se comparado com o período mais antigo, houve um aumento de 97,4% nas prisões. “Todos os dados apontados nesse último levantamento da SSP são de grande importância para nossa cidade, pois mostram que as nossas forças de segurança, tanto do Município como do Estado, estão conseguindo coibir de forma mais efetiva todos os tipos de crime, mas especialmente, conseguem tirar das ruas as pessoas que atuam no tráfico de entorpecentes ”, ressalta o prefeito Leonardo Pascoal.

 

Integração entre forças de segurança no Município contribuem para a redução

Desde o início da atual gestão, em 2017, foram reforçadas a integração, a parceria e as ações conjuntas entre as forças de segurança que atuam na cidade, como a Brigada Militar, a Polícia Civil e a Guarda Municipal. Da parte da Prefeitura, a adoção do programa Guarda Mais Presente, em fevereiro de 2017, promoveu uma reestruturação da Guarda Municipal, com novos turnos de trabalho dos agentes, reativação das motos para rondas e reorganização das rotas de monitoramento. Com isso, praças e pontos de maior movimento do Município contam com ronda ostensiva das viaturas e agentes, contribuindo com a Brigada Militar nas patrulhas.

 

As medidas ganharam reforço no início de 2019, após a ampliação em 30% do efetivo da Guarda esteiense, com o início da atuação dos 12 novos agentes que concluíram o curso de formação no final de 2018. Com isso, a corporação aumentou em quase 80% o número de rondas e locais averiguados, enquanto o número de boletins de atendimento cresceu 259%.

 

No último ano, mais exatamente em 13 de novembro, a Guarda passou a contar com mais uma atribuição, a fiscalização de trânsito. Doze dias depois, 18 agentes iniciaram o curso de capacitação e Agentes da Autoridade de Trânsito, concluído em dezembro. Após a formação, eles foram habilitados, por Portaria do Executivo Municipal, a exercer a nova função e atuar conjuntamente com órgãos de segurança pública.

 

Outra importante medida para a atuação da Guarda Municipal foi a concessão, em agosto, do porte de arma em horário de serviço para 45 agentes da instituição. Para estarem habilitados, eles tiveram que participar de um treinamento sobre armamento e tiro, com carga horária de 182 horas e conteúdos aprovados pela Polícia Federal, e passar por teste de aptidão específico, com exames envolvendo conhecimentos teóricos, práticos e avaliação psicológica. As armas que os guardas municipais utilizam foram recebidas pela Prefeitura no final de 2018. São, ao todo, 20 pistolas da marca Taurus, calibre .380.

 

No início de maio, a Guarda Municipal de Esteio (GME) recebeu quatro novas viaturas para uso em rondas e outras atividades da corporação. Os carros foram locados a um custo anual de R$ 72 mil cada, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito e Transporte, repasse aprovado pelo Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (CMTT). As viaturas, caminhonete modelo GM S-10 2.8 com 200 cavalos, a diesel, com câmbio automático e tração 4X4, são equipadas com giroflex, sirene, megafone e caçamba (cela) para o transporte de pessoas detidas. Com elas, a GM chego a oitava viatura para uso em diferentes operações, além de duas motocicletas e uma van. Ao todo, são 51 agentes. Outros quatro veículos, uma motocicleta e um caminhão HR são usados pela Fiscalização de Trânsito, outro órgão vinculado à SMSMU, com 18 servidores

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img