Especialista em emagrecimento na menopausa, Dra Bruna Oneda, orienta mulheres como evitar o aumento de peso nesta fase

Depois dos 40 anos de idade, muitas mulheres começam a perceber um aumento no peso, uma tendência maior de crescimento da barriga, além de toda uma mudança na aparência geral do corpo. Essas alterações estão relacionadas às mudanças hormonais que começam a ocorrer neste período, chamado climatério.

Aproximadamente 1 ano antes e alguns anos depois da última menstruação (que é chamada de menopausa), o aumento do peso da barriga é mais evidente. Os hormônios femininos que, até então, facilitavam o aumento de gordura nas regiões da coxa e dos quadris, começam a diminuir, favorecendo um acúmulo maior de gordura na região abdominal, gerando muito desconforto e inclusive prejuízos à saúde da mulher, como o aumento do colesterol e da pressão arterial.

Entrevistamos a Educadora Física Dra. Bruna Oneda, de São José dos Campos/SP. Especialista em Fisiologia do Exercício no Envelhecimento e em Reabilitação de Lesões, Dra. Bruna é também Mestre e Doutora em Ciências com foco em Menopausa, pela Faculdade de Medicina da USP, e atua com um programa online auxiliando mulheres maduras a serem ativas fisicamente.

Dra. Bruna Oneda orienta como evitar o aumento de peso durante a menopausa: “Para facilitar a regulação do peso nas mulheres a partir dos 40 anos, é fundamental cuidar muito da alimentação, evitando doces e frituras e alimentos industrializados como bolachas recheadas, salgadinhos, além de buscar praticar exercícios físicos diariamente. Isso mesmo: diariamente. Os especialistas e estudos científicos recomendam a prática de exercícios aeróbicos como caminhada, hidroginástica, bicicleta, corrida (para as mais condicionadas), com uma frequência de, pelo menos, 3 vezes por semana. Além disso, é fundamental adicionar à rotina exercícios com pesos como musculação, ginástica localizada com pesos extras do corpo, no mínimo, 3 vezes por semana”.

A especialista explica que uma prática frequente de atividade física, somada a uma alimentação equilibrada, garante um gasto calórico suficiente e evita que o metabolismo diminua muito. “Os exercícios com peso garantem a integridade dos músculos, auxiliando na manutenção de um metabolismo mais acelerado, se não o aumento de peso é maior”, esclarece Dra. Bruna.

Conheça mais sobre o Programa de Emagrecimento e Exercícios para mulheres maduras, de Dra. Bruna Oneda

https://instagram.com/menopausa_fit/

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img