Ação marcou o encerramento do Projeto de Educação para as Relações Étnico-Raciais, reunindo estudantes, famílias e servidores em uma celebração de identidade, ancestralidade e educação antirracista
A comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Bom Jesus viveu um momento especial nesta quarta-feira, 26, com a realização de um desfile de exaltação à beleza negra, acompanhado de uma exposição fotográfica que marcou o encerramento do Projeto de Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A ação reuniu 130 estudantes, do Pré ao 9º ano, além de servidores dos setores de limpeza, cozinha, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e representantes das famílias.
Ao longo de todo o ano letivo, o projeto “Educação Antirracista: Beleza Negra na Escola” promoveu atividades de valorização da cultura afro-brasileira. Entre as ações desenvolvidas estiveram a elaboração de um calendário afro, debates sobre a representatividade de mulheres negras no esporte, palestras com a comunicadora e ativista Carine Lemos e o estudo de obras da escritora Ângela Xavier.
O desfile, já tradicional na escola e destinado a estudantes que se autodeclaram negros ou pardos, ganhou novo destaque nesta edição. Atendendo à sugestão da supervisora Karine Rocha Rodrigues, o projeto foi registrado com uma sessão fotográfica profissional, realizada por uma ex-aluna da instituição — trabalho que ficou exposto durante o evento, emocionando os participantes.
Durante o desfile, a secretária municipal de Educação, Aurelise Braun, destacou o impacto da iniciativa na formação dos estudantes.
“Promover um evento como esse é levar conscientização para esses alunos, é exaltar a ancestralidade e romper barreiras de preconceito, colaborando para uma formação íntegra e antirracista de crianças e adolescentes.”
A organização do desfile e da exposição foi conduzida pela professora Renata Savaris, idealizadora da atividade, com colaboração das supervisoras Karine Rocha Rodrigues e Rerian Madruga Farias.
Foto: Divulgação



