Em menos de quatro anos, Prefeitura de Canoas desenvolveu 385 projetos para a cidade

Reformas esperadas há muito tempo pela população, revitalizações de praças e parques e avanços importantes para modernização de Canoas foram conquistados a partir da criação da Secretaria Municipal de Projetos Estratégicos, em 2018. Com ela, os planos para o desenvolvimento da cidade em todas as áreas passaram a ser centralizados, dando origem ao Banco de Projetos. A reorganização de fluxo deu mais agilidade para obtenção de recursos, seja através de emendas ou de financiamentos, e garantiu maior fluidez de obras importantes para a cidade.

 

Na área da educação, por exemplo, foram 193 projetos elaborados no período. Muitos deles saíram do papel e já foram entregues à população, como as reformas completas e ampliações realizadas em oito Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEIs). Outros ainda estão em fases posteriores ao projeto e anteriores à execução da obra, mas se beneficiaram da nova organização, caso das sete Escolas de Ensino Fundamental (EMEFs) que serão completamente reconstruídas e devem ter obras iniciadas nos primeiros meses de 2021.

 

Mais áreas foram beneficiadas graças ao trabalho realizado no Banco de Projetos, entre elas: a saúde, que viu 14 clínicas completamente reformadas e a primeira grande reforma do Hospital de Pronto Socorro de Canoas (HPSC); a mobilidade, com a revitalização de asfaltos, áreas urbanas e a elaboração do Plano de Mobilidade, que permitirá melhorias importantes no município; e o meio ambiente, a partir de modelos arquitetônicos mais modernos e sustentáveis em praças e parques.

 

Segundo o secretário municipal de Projetos Estratégicos, Odir Baccarin, diversos projetos são legados que estão sendo construídos para os canoenses. Ele cita a implementação de placas para geração de energia solar nas escolas municipais – até o momento, três escolas já possuem a tecnologia, mas o projeto deve se estender para as demais – como um dos mais importantes pelo impacto econômico e sustentável para a cidade. “O resultado que obtivemos, de 385 projetos elaborados, nos mostra o acerto do Banco de Projetos, o quanto centralizar esse trabalho, que antes era feito por diversas secretarias, ajudou Canoas a se desenvolver com mais agilidade”, analisa.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img