O Internacional fez a sua estreia no Brasileirão e conseguiu trazer um empate contra o embalado Fortaleza na Arena Castelão. Mano Menezes começou com surpresa no gol, com John no lugar do Keiller e com o uruguaio De Pena como opção no banco.
Além disso o treinador promoveu na segunda etapa as estreias de Rômulo, Campanharo e Jean Dias.
O jogo começou estudado e muito disputado no meio-campo, com Alan Patrick ditando o ritmo e com a dupla de volantes segurando os ímpetos dos mandantes.
O Fortaleza só assustou aos 9 minutos em batida de falta de Calebe que John espalmou no canto esquerdo. Dois minutos mais tarde o Inter respondeu com Wanderson cruzando da esquerda e Alemão cabeceando por cima.
Com 20 minutos, Baralhas erra a saída e Calebe arrisca pra fora após receber passe de Lucero. Aos 24 o Inter chega de novo, no rebote da zaga, Wanderson bate forte e a bola passa por cima da meta de Fernando Miguel.
Um minuto mais tarde, Pedro Henrique cruza pela direita e acha Alemão que cabeceia rente a trave. Com 32 minutos, Alemão faz o pivô e deixa Alan Patrick de frente para o gol, o meia bate fraco e Fernando Miguel defende.
Com 38 minutos O Fortaleza quase marca, em bola cruzada Galhardo e Lucas Sasha dentro da pequena área empurram para o gol, John tira em cima da linha e o VAR confirma que a bola não entrou.
Antes do fim da primeira etapa, o Inter ainda tentou com Baralhas que finaliza forte, mas sem direção.
Na segunda etapa junto com a chuva os espaços em campo também apareceram. Logo aos 4 minutos em erro de saída de bola do Inter, Pochettino avança e bate pra fora. O Inter responde com chute forte de fora de Alemão, Fernando Miguel segura firme.
O primeiro zero do placar saiu aos 8 minutos com Wanderson em jogada pela esquerda batendo colocado no canto da meta do Leão. 1×0 colorado.
Nem deu tempo para comemorar, em cobrança de escanteio, John se atrapalha na saída do gol e a bola sobra para Moisés bater forte para empatar.
Talvez visando o jogo de terça para Libertadores, Mano tira os principais jogadores como Pedro Henrique, Wanderson e Alan Patrick, colocando Jean Dias, Lucca e De Pena no decorrer da partida.
Com as mudanças, o Inter perde ímpeto e o Fortaleza começa a pressionar. Com 19 minutos, Tinga cruza e Moisés bate para grande defesa de John.
Com 34 minutos, Hércules arrisca de longe e John faz a defesa em dois tempos. Logo depois foi a vez Pochettino parar no goleiro colorado.
Faltando um minuto para o fim do tempo regulamentar, Gulherme passa por três defensores e arrisca para outro milagre de John. No último lance da partida, Yago Pikachu bate falta perto da trave assustando o goleiro colorado.
Fim de jogo e o colorado traz um ponto de volta para Porto Alegre. Agora o time vira a chave pois terça (18) recebe o Metropolitanos pela Libertadores.
Fortaleza 1×1 Internacional
Local: Arena Castelão, Fortaleza, CE
Data e hora: 15/04/2023 – 18:30
Árbitro: Edina Alves Batista
Assistentes: Neuza Ines Back e Fabrini Bevilaqua Costa
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Guilherme, Brítez (FOR), Sidnei Lobo, Rodrigo Moledo (INT)
Gols: Gabriel Taliari (9’/1ºT) Alan Patrick (24’/1ºT) (5’/2ºT)
Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Brítez, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre (Hercules) e Calebe (Yago Pikachu); Moisés (Guilherme), Thiago Galhardo (Pochettino) e Lucero (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Internacional: John; Igor Gomes (Rômulo), Vitão, Rodrigo Moledo e Renê; Baralhas, Johnny (Campanharo) e Alan Patrick (De Pena); Wanderson (Lucca), Pedro Henrique (Jean Dias) e Alemão. Técnico: Mano Menezes.
Foto: Ricardo Duarte/Internacional