Elevação do nível do Guaíba em Porto Alegre gera alerta

Nesta terça-feira (19), a cidade de Porto Alegre testemunhou um aumento no nível do Rio Guaíba em dois pontos de aferição. A situação tem causado preocupação entre os moradores da região, pois os indicadores apontam para uma elevação significativa nas águas.

No Cais Mauá, a medição atingiu a marca de 2,67 metros, ultrapassando o índice de alerta estabelecido em 2,55 metros, embora ainda esteja abaixo da cota de inundação, que é de 3 metros. Já na Ilha da Pintada, a situação é mais crítica, uma vez que a cota de inundação de 2,20 metros foi ultrapassada, indicando o risco de inundações na área.

A leitura mais recente da régua no bairro Arquipélago apontou um nível de 2,36 metros, sinalizando que a elevação das águas persiste.

O aumento do nível do Guaíba é atribuído às condições climáticas adversas, com previsão de acumulado de chuva em torno de 20 milímetros para o dia. Além disso, o vento que sopra na direção Sudeste não é favorável para o escoamento da água acumulada no rio.

Em resposta à situação, o coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, coronel Evaldo Rodrigues, afirmou: “Seguimos mobilizados com todos os órgãos de pronta-resposta para dar assistência aos moradores de todas as regiões”.

O impacto dos alagamentos também afetou as unidades de saúde da Ilha da Pintada e da Ilha do Pavão, que estão temporariamente fechadas. Como alternativa, a população pode buscar atendimento na unidade de saúde da Ilha dos Marinheiros, que continua operando normalmente.

Em caso de dúvidas ou emergências, a população é orientada a entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros através do número 193. Além disso, serviços da prefeitura podem ser solicitados por meio do sistema 156, que engloba telefone, site e aplicativo. A cidade está mobilizada para enfrentar os desafios causados pelo aumento do nível do Guaíba e prestar assistência aos moradores afetados.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img