O Rio Grande do Sul alcançou, nesta terça-feira (14), a marca de três milhões de Carteiras Nacionais de Habilitação geradas no aplicativo Carteira Digital de Trânsito, a CNH-e. O número representa 65% dos 4.578.513 condutores gaúchos com a CNH válida. Com isso, o Estado é o terceiro do país em número de documentos digitais, ficando atrás apenas de São Paulo e de Minas Gerais. Em todo Brasil, já são mais de 35 milhões de CNH-e emitidas.
A CNH-e é uma versão eletrônica da carteira de motorista, que tem o mesmo valor jurídico do documento impresso, e seu uso é opcional. Uma das vantagens é que ela poder ser baixada antes mesmo do recebimento do documento impresso da primeira habilitação ou da renovação. Para isso, quando realizar um desses serviços, o condutor deve informar o número de telefone celular e o endereço de e-mail. A CNH-e traz, ainda, informações que não constam no documento de papel, como a validade do exame toxicológico e os cursos especializados.
Além de celulares, o documento digital pode ser gerado em tablets e outros dispositivos móveis, a partir do aplicativo gratuito Carteira Digital de Trânsito, disponibilizado pelo Serpro. Antes de baixá-lo no Google Play Store ou na App Store, o condutor deve se cadastrar no Portal de Serviços da Senatran.
Embora a CNH-e seja acessível off-line, sem necessidade de conexão wi-fi ou de dados móveis, é preciso estar atento para a bateria e o correto funcionamento do aparelho. Para efeitos de fiscalização, será considerado que o condutor não está portando o documento caso não seja possível o acesso ao sistema informatizado que verifica a existência e a validade da habilitação.
Fonte: Ascom/Detran-Rs
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil