A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi eleita, na manhã desta sexta-feira (24), como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), também conhecido por “banco dos Brics”. A instituição foi criada em 2014 e é formada pelos seguintes países: Brasil, China, Rússia, Índia, e África do Sul.
Dilma foi indicada ao cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A expectativa é de que a posse da ex-presidente da República aconteça já na próxima semana, na quarta-feira (29), durante a viagem de Lula à China. O mandato de Dilma Rousseff seguirá até julho de 2025.
A sede do NDB está localizada em Xangai, na China. Dilma deve ir para o país asiático nos próximos dias. Ela ficará no lugar do diplomata e economista brasileiro Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Troyjo estava no cargo desde o ano de 2020.
Foto: Scarlett Rocha/Agif/Estadão Conteúdo