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Digital influencers: o que é, como se tornar uma

Será que você reúne o que é preciso para ser um digital influencer e, assim, impulsionar a sua estratégia de marketing pessoal?

O momento é mais do que oportuno para refletir a respeito e ir em busca dos meios necessários para diferenciá-lo em um mercado altamente competitivo.

Afinal, como você deve saber, é para a internet que as pessoas correm para consumir os mais variados tipos de conteúdo.

Dicas, opiniões, análises, testes, comparações. Antes de fazer uma compra, por exemplo, sempre é bom saber o que os profissionais que admiramos pensam a respeito.

Relevantes na internet e nas redes sociais, as digital influencers ditam as tendências da moda, da beleza e de diversos segmentos a partir da produção e divulgação de conteúdos.

Não é diferente do que sempre ocorreu em outros meios, como na televisão e em revistas, quando necessidades de compra eram resolvidas a partir das sugestões de famosos.

A diferença é que, hoje, esses famosos não estão apenas nas telenovelas.

Muitos deles, inclusive, eram meros desconhecidos até bem pouco tempo.

Assim, se você ainda não é um nome presente na mente do público, não significa que não possa ser muito em breve.

O que é um digital influencer?

Um(a) digital influencer é aquela pessoa que produz conteúdos, compartilha seu estilo de vida nas redes sociais e possui um número considerável de seguidores fiéis, além de engajamento com seus vídeos e postagens.

Por terem acesso a um público específico e interessado em seus conteúdos, além de credibilidade no meio de certos nichos sociais, esses(as) profissionais influenciam os usuários e têm ditado as últimas tendências, seja no campo da moda, da beleza e dos mais diversos segmentos.

Vantagens de ser uma influencer

  • Agenda flexível: ser uma influenciadora permite que você mesma escolha os horários para o trabalho, sem ter horas definidas para cumprir;
  • Escolha da própria linha editorial: como é você mesma a responsável por seus conteúdos, é você quem decide o que vai abordar em suas postagens, o que vai defender e o que divulgará;
  • Oportunidades financeiras: ser uma influenciadora digital traz diversas oportunidades financeiras por meio da monetização do seu trabalho, contato com marcas parceiras e publicidade de produtos em seus posts. Algumas pessoas começam a produzir conteúdos para complementar a renda e, se o negócio apresenta resultados, mudam de carreira para se dedicar exclusivamente a ser influencer.
  • Acesso a diversos eventos: essa profissão abre diversas oportunidades de acesso a eventos exclusivos de lançamento de produtos, de feiras destinadas a produtores de conteúdos e ocasiões que permitem que você amplie o seu público e seja conhecida em outros nichos sociais.
  • Marcas patrocinadoras: as empresas de patrocínio, além de presentearem seus produtos para as influencers usarem, pagam também experiências incríveis para a divulgação da marca. Diversas influencers viajam e têm o estilo de vida integralmente patrocinados por uma organização.

Além dessas vantagens, você irá contribuir para a formação de opinião de certos grupos sociais e terá acesso a experiências exclusivas, como eventos e viagens incríveis.

Desvantagens de ser uma influencer

  • Superexposição: divulgar o seu estilo de vida é parte do seu trabalho, então tudo o que você faz é postado nas redes sociais e está sujeito aos olhares de milhões de pessoas.
  • Alta produção de conteúdo: ser uma influenciadora digital relevante requer que você esteja disponível e se dedique totalmente para a produção de conteúdo. É necessário que você planeje as pautas com antecedência, filme, tire fotos, edite e poste novos materiais com frequência.
  • Grande investimento no início: para começar um Instagram profissional ou um novo canal no Youtube, é preciso que você faça investimentos iniciais para comprar equipamentos de qualidade. No início é possível que você tenha que produzir conteúdos sem receber nada em troca pois seu número de alcance ainda é irrelevante.
  • Atualizações constantes: para manter seu conteúdo relevante, é preciso se manter atualizada em todos os aspectos, desde as tendências do mercado como também as novas ferramentas dos aplicativos. As atualizações são constantes e nessa área não há espaço para comodismos nem procrastinação.
  • Haters: com maiores visualizações, você também ficará exposta a comentários negativos sobre o seu trabalho.

Antes de decidir ser influenciadora digital, é preciso colocar na balança o que é importante para você. Se você não abre mão da privacidade e não se compromete em produzir conteúdos constantes e atualizados, pode ser que essa não seja a profissão ideal.

Quanto ganha uma digital influencer?

Os valores que uma influencer recebe variam muito de acordo com o número de seguidores, com o engajamento que recebem, e a partir do conteúdo que produzem.

Em média, uma influencer ganha de 3 mil a 5 mil reais por mês por meio de postagens pagas, parcerias com marcas e visualizações em vídeos no Youtube. A variação dos valores é grande de acordo com o engajamento e a credibilidade da influenciadora. Profissionais que estão há muito tempo no mercado e produzem conteúdos consistentes tendem a ganhar muito mais que essa média. Já blogs e canais que estão no começo podem não atingir esse valor nos primeiros meses por conta dos investimentos iniciais necessários.

Como ganhar dinheiro sendo digital influencer?

Se você se interessou em ser uma digital influencer, mas ainda tem dúvidas de como ganhar dinheiro com isso, veja alguns meios rentáveis dessa profissão:

1. Visualizações no Youtube

É possível ganhar dinheiro se você produz vídeos com frequência e que conseguem atingir um número significativo de visualizações. O Youtube monetiza os vídeos de acordo com o engajamento no seu canal e então há um retorno financeiro pelo seu conteúdo.

2. Marcas patrocinadoras

A maioria das grandes marcas procuram grandes influenciadores(as) para serem patrocinados. Com isso, as influencers ganham os produtos da marca para divulgação, além de terem experiências pagas por essa empresa.

3. Postagem de conteúdos pagos

Você pode começar a fazer publicidade para marcas nos seus vídeos ou posts. Geralmente, a influenciadora cobra um valor por postagem para divulgar o produto, variando de acordo com o tanto de pessoas que serão atingidas.

4. Permuta

A permuta é a troca de favores e, apesar de não ganhar o dinheiro diretamente, você receberá produtos de grandes marcas em troca de divulgações. É uma ótima oportunidade para quem está começando.

5. Eventos

Você pode oferecer seus serviços para participar de eventos promovidos pelos setores de viagem, beleza e estilo. É possível cobrar por workshops e oficinas com dicas de produção de conteúdo.

Dependendo do número de seguidores que você atingir, também é possível participar de comerciais de grandes marcas, além de ter viagens e produtos totalmente pagos por organizações.

Como se tornar uma?

E se você pensa em se tornar uma influenciadora digital, confira 5 dicas do que fazer no começo:

1. Perder a timidez

Como essa profissão envolve muito a imagem pessoal e a divulgação de suas fotos e vídeos, é preciso perder a timidez para ser uma influenciadora. Isso vale para postar conteúdos com confiança e que passem credibilidade, e também para enfrentar as pessoas que desacreditarem no seu trabalho no início.

2. Defina seu conteúdo

Definir a temática do seu conteúdo é importante para que você tenha um norte do que produzir e saber qual público você procura atingir. Assim fica mais fácil definir suas pautas e fazer conteúdos direcionados para o seu nicho.

3. Busque referências

Se você não tem ideia de como tirar uma foto bem produzida ou não sabe como fazer um vídeo bacana, busque referências. Pode ser das suas digital influencers preferidas ou então de livros e tutoriais que nos ajudam a produzir um conteúdo de qualidade.

4. Materiais e equipamentos

Ao produzir seu conteúdo, invista em bons materiais e equipamentos, como câmeras, tripés, microfones e iluminação. A produção faz toda a diferença no resultado e os vídeos e as fotos passam maior credibilidade e profissionalismo quando são de qualidade.

5. Aplicativos de fotos

Antes de publicar suas fotos, você pode usar alguns aplicativos para corrigir a iluminação e dar alguns retoques na imagem. Basta baixar no seu celular e escolher um filtro específico como a estética do seu feed no Instagram.

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