fbpx
20.1 C
Rio Grande do Sul
sábado, outubro 16, 2021

Dia mundial de doação de leite humano: 1 litro de leite materno pode alimentar 10 recém-nascidos

Dia 19 de maio marca o dia mundial de doação de leite humano. A data é uma importante reflexão sobre a nutrição e importância do aleitamento no desenvolvimento de recém-nascidos. Por conta disto, a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Saúde e Coordenação da Saúde Criança/ Comitê de Aleitamento Materno de Alimentação Complementar Saudável – COMAMAS, em parceria com os Bancos de Leite da Grande Florianópolis, apoia e divulga o Dia Nacional de Doação de Leite Humano.
Apenas um litro de leite humano é capaz de alimentar 10 recém-nascidos, dependendo do peso da criança. Mulheres em período da amamentação são possíveis doadoras de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento contraindicado no período da amamentação. Muitas mães lactantes, quando estão amamentando, produzem um volume de leite além da necessidade do bebê.
A doação de leite humano é muito importante para salvar vidas. Evidências científicas apontam que bebês prematuros e/ou doentes que se alimentam de leite humano no período de privação da amamentação possuem mais chances de se recuperarem e de terem uma vida mais saudável. Com o leite materno, o bebê prematuro ganha peso mais rápido, se desenvolve com mais saúde e fica protegido de infecções, diarreias e alergias.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o Aleitamento Materno exclusivo até o sexto mês de vida, e como complemento até os dois anos ou mais. O leite materno é o melhor alimento para todas as crianças, possui nutrientes e anticorpos que previnem doenças como a dengue e o cólera e pode evitar o desenvolvimento de doenças crônicas, como o diabetes e a obesidade na vida adulta.
A primeira comemoração do Dia Nacional de Doação de Leite Humano foi realizada em 2004. Desde então, anualmente, o Ministério da Saúde produz e distribui material de divulgação (cartaz e folder) sobre o tema. Nesse ano, o slogan da campanha é: “Doação de leite humano: a pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”.
Onde posso doar?

A Grande Florianópolis conta com três Bancos de Leites: Hospital Infantil Joana de Gusmão (48) 3251-9141, Maternidade Carmela Dutra: (48) 3251-7552, Banco de Leite Humano do Hospital Regional de São José: (48) 3271-9158. Os profissionais que atuam nos mesmos, são profissionais de saúde qualificados e, mediante agendamento, realizam visitas domiciliares para buscar e orientar sobre a retirada do leite.

 

 


Conteúdo Pagospot_img
Ultimas
Conteúdo Pago
Leia também
Conteúdo Pago