Customização: Ideias inspiradoras para renovar seu guarda roupas

Quem não tem aquela roupinha velha surradinha ou até mesmo peças semi novas com um pequeno furinho ou manchinha, não é mesmo? E pra resolver esses pequenos probleminhas corriqueiros nada como apelar a um dos conceitos do SLOW FASHION, a customização.

Existem muitas técnicas de customização, que vão das mais simples – com dobras, cortes e aplicações – às mais complexas, que envolvem costura e tingimento.

Você pode customizar roupas tanto para se divertir, renovar seu guarda roupa, deixar sua camiseta básica mais arrumada ou até mesmo para faturar um bom dinheiro.

Animado com a ideia da customização? Quer saber como renovar o guarda-roupa customizando peças? Então confira as dicas que a TPM separou especialmente para você sobre como customizar roupas:

Decote:

É uma das formas mais simples de customizar, precisando apenas de tesoura e caneta para o marcar o local que deseja cortar e não correr o risco de errar. O corte pode ser feito em vários formatos: oval, circular, reto, triangular ou até mesmo criando imagens, vai do gosto da pessoa. E também pode ser feito nas costas, fugindo do padrão. É bem fácil e dá uma aparência mais moderna para a camiseta. Veja algumas imagens a seguir para se inspirar:

                         

Essa ideia de customização é ideal para a mulherada que adora evidenciar o colo, dando mais destaque a essa região com um belo decote. Portanto, se você está me busca de mais modernidade e estilo para suas camisetas básicas, coloque essa dica em prática que você irá se apaixonar!

Pedrarias ou bordado:

Essa forma de customizar vai para quem prefere um visual mais clássico e elegante. É um pouco mais trabalhoso de ser feito, mas nada impossível, só leva mais tempo do que simplesmente cortar. Nesse caso, você terá que comprar as pedrarias em uma loja especializada e colar nas peças. Você pode colar em qualquer lugar, fazer uma estampa com as cores. Vai da criatividade da pessoa.

Quem gosta de um visual mais formal e que lembra o esporte fino, esse é o estilo ideal de customização. Veja alguns exemplos lindos de customização nesse aspecto:

A aplicação de pedras como detalhe de cima dos ombros da camiseta, deixou ela mais bonita e mais feminina. Se antes ela era usada para ir para um evento bem casual, agora ela é ótima para qualquer festa que remeta mais sofisticação. Você pode usar vários tipos de pedrinhas, até pérolas. Aqui a dica é ótima porque dá para ser super versátil.

Nós e amarrações:

Camisetas com nós e amarrações podem parecer novidades para muitas pessoas, mas elas estão ganhando cada vez mais espaço e sendo uma das principais formas de customização.
Perfeito para o verão, os nós podem ser feitos em qualquer parte das camisetas. Porém, é preciso um pouco de habilidade com a tesoura para fazer os cortes. O primeiro passo é saber o comprimento que você quer a camiseta, depois é preciso deixar algumas pontas mais largas, isso vai depender de quantos nós você quer. Com os cortes feitos e as pontas soltas, é só começar a dar os nós. Parece complicado, mas é mais simples do que parece. E o resultado é lindo.

A amarração dá um ar mais moderno no seu visual. Quem vê, além de achar lindo, entende que você é super estilosa e não tem medo de ousar. Os exemplos acima mostram bem isso, e você pode customizar tanto suas camisetas, como aquelas do seu pai ou do seu irmão que eles nem usam mais. Saiba que os nós na camiseta estão super em alta e com eles você também pode aproveitar para a justar a peça no seu corpo.

Corte e recorte:

Uma das maneiras mais tradicionais de customizar as roupas é cortar as mangas, as barras, os decotes, as laterais de t-shirts e assim por diante. Deixar uma camiseta mais cavada ou decotada é realmente uma forma interessante de compor looks modernos e estilosos. Esse recurso é muito usado, inclusive, no Carnaval, para transformar os padronizados abadás de blocos e camisas de camarote em looks mais diferenciados. Afinal, já que todos têm que usar a mesma estampa, que ao menos o modelo seja único!

E aqui vai uma dica de ouro: quando for customizar camisetas, dobre-as ao meio para que não haja nenhum erro no corte das mangas e golas.

Destroyed:

Os jeans destroyed estão super na moda, seja em calças, shorts, coletes, jaquetas, jardineiras ou saias. E o mais legal dessa tendência é que para detonar a peça e deixá-la super atualizada basta seguir um DIY bem simples. Veja o passo a passo e faça você mesmo:

  1. Separe uma peça de roupa em tecido jeans ou em sarja.
  2. Usando uma tesoura, faça cortes paralelos na horizontal, sendo que a quantidade e o tamanho dos cortes fica a seu critério e lembrando que eles não precisam ficar iguaizinhos.
  3. Depois que tiver cortado, vista a roupa jeans e passe a mão para cima e para baixo para criar um leve desfiado.
  4. Feito isso, tire a peça, coloque um papelão como suporte entre a parte da frente e a parte traseira da roupa e, com o auxílio de um garfo, vá desfiando cada corte até ficar com o visual que você gosta. E prontinho!

Tachinhas e Spikes:

Esse é um estilo de customização que está muito ligado ao universo do Rock ’n’ Rol. Quem gosta de roupas com brilho e com personalidade podem optar por customizar com esses detalhes, que acabam fazendo toda a diferença.
Mas se você tem um estilo mais delicado, pode optar por colocar esses detalhes, mas em partes mais estratégicas na camiseta. Algumas tachinhas na parte do ombro da camiseta ficam bem sutil e delicada.

Além de delicadeza, as tachinhas e os spikes também pode dar um ar mais roqueiro para o seu estilo, portanto, escolha bem o seu estilo e saiba usar as ferramentas para alcançar a sua satisfação.  Exemplo acima, mostra que a peça ficou bem delicadinha. Agora vamos mostrar como a aplicação pode alterar a aparência de uma roupa, variando de delicada para mais punk:

Renda:

A renda, sem dúvida, é bastante versátil e dá para usar de diversas maneiras. Então, se você é moderninha, despojada ou mais romântica, pode usar esse tecido ao seu favor. Dependendo de como você aplica na peça, ela dá um ar mais ousado ou mais delicado na sua roupa. Divirta-se!

 

Crie coletes:

Coletes apareceram em várias das coleções atuais e parecem que caíram de vez no gosto das mulheres. Também pudera, é o poder da terceira peça, sem fazer você morrer de calor. Perfeito para um país quente como o nosso. Você pode fazer o seu colete a partir de um blazer (além das mangas, tire também as ombreiras), de uma camisa social ou mesmo de uma jaqueta jeans.

spot_img

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img