spot_img
spot_img

Cultura, Pautas e Empreendedorismo LGBTQIAPN+

O movimento LGBT+ teve início com a manifestação de Stonewall, nos EUA, onde pessoas se levantaram contra a repressão e a discriminação da diversidade sexual, na época marcada pelo estigma da “peste gay”. Desde então, o movimento tem evoluído em busca de direitos civis amplos. A criação de mais espaços acolhedores, que valorizam o trabalho e o empreendedorismo LGBT+, tornou-se uma bandeira essencial para a inclusão social contemporânea.

Um exemplo de vanguarda inclusiva é o Espaço LGBT+ de Gramado, presente no FESTURIS, que adota uma postura gay friendly. Terei a honra de participar de uma palestra dialogada com Ruben Quintana, ativista há 30 anos e fundador da ONG Desafios, em Santa Cruz. O Espaço LGBT+ de Gramado é coordenado pelo casal Jardel e Dan Hay, que realiza um trabalho de base admirável, especialmente no setor de hotelaria, com o intuito de oferecer uma recepção mais inclusiva e acolhedora aos turistas LGBT+. É um exemplo a ser seguido.

A palestra, intitulada “A importância dos Movimentos LGBT+ para o Rio Grande do Sul”, ocorrerá às 13h30. Na ocasião, entregarei, em nome da Feira Baile e da Parada de Luta de Porto Alegre, o troféu “Silvynha Brasil” a Marta Rossi, em reconhecimento à sua dedicação e simpatia com as causas da diversidade e do empreendedorismo. A escultura foi criada pelo Mestre Rodrigo Nuñez e seus alunos do Instituto de Artes da UFRGS.

Também compartilharei a experiência e a projeção do evento que idealizei em parceria com a prefeita de Brigadeiro Sampaio, Marivanne Anhanha Rogério: a Feira Baile da Diversidade, que conta com o apoio do FESTURIS. Esse evento chamou a atenção da Parada de São Paulo e da líder trans Helouise Leroy, militante que reside em Lille, França, e está articulando para que realizemos uma mostra deste evento nas Broderies, em uma feira de três dias que reúne o empreendedorismo europeu.

Gostaria ainda de mencionar que um dos frutos da Feira Baile é minha participação como mediador do programa Mentes Coloridas, onde abordamos temas como “Cura Gay e Saúde Mental”, com a participação de meu colega Jean Ícaro, autor do tema, e do sociólogo Tony Gigliotti Bezerra. O episódio está disponível no YouTube para todos os interessados: https://youtu.be/HMIXDpP0-Eg.

Além disso, recebi o honroso convite para prefaciar o romance LGBT+ do meu amigo jornalista e escritor, Oscar Henrique Cardoso. Forever narra a emocionante história de um casal que enfrenta preconceitos e homotransfobia, retratando os desafios enfrentados pela comunidade LGBT+ neste país, que ainda lidera o ranking de violência contra essa população. O livro explora sentimentos humanos que vão além de gênero e orientação sexual.

Sinto-me profundamente alinhado com o pensamento do psicanalista Wilhelm Reich: “Amor, sabedoria e trabalho são as fontes de nossas vidas; deveriam regê-las”. É com essa filosofia que venho pautando minha trajetória e meu ativismo.

spot_img
Gaio Fontella
Gaio Fontellahttps://realnews.com.br/category/opiniao/blog-do-gaio/
Gaio Fontella (Psicólogo, psicanalista, graduado e pós-graduado pela UFRGS, comentarista e produtor do “Café com Análise”, no Youtube.

LEIA MAIS

- Conteúdo Pago -spot_img