A Feira Baile da Diversidade da Praça Brigadeiro Sampaio vem dando frutos também no empreendedorismo cultural e artístico, destacando ícones de nossa comunidade por meio de exposições, registros audiovisuais e debates sobre políticas públicas afins.
Em sua segunda edição, o projeto DiversidARTE reafirma suas homenagens: ao saudoso artista plástico Fernando Baril, “O Dalí dos Pampas”, e à inesquecível Sylvinha Brasil, ícone da Parada de Luta LGBT+ de Porto Alegre, que atuava como apresentadora ao lado de Roberto Seintenfus.
Três obras de Baril — telas com temática sobre alimentação e saúde — foram escolhidas com a colaboração e confiança de seu tio, Salomão Schames, a quem agradecemos. Essas obras dialogam com o empreendedorismo em gastronomia presente em nossa Feira Baile, a “mãe” dessas ações.
Reforçando a homenagem a Baril, a ceramista Tati Zalenski traz pingentes inspirados em sua obra, promovendo a beleza da arte artesanal por meio de acessórios.
O Troféu Sylvinha Brasil será entregue a dez destaques do movimento LGBT+ na cultura e nas políticas públicas em prol da diversidade. As peças, que articulam o figurativo e o geométrico, são criações da artista ceramista Marilene Sant’Anna.
Essa homenagem será realizada no dia 29 de junho, às 14h, no Parque da Redenção, durante a concentração da Parada de Luta LGBT+ de Porto Alegre.
Nosso documentário, “Feira Baile: As Cores do Empreendedorismo LGBT+”, tem direção e roteiro de Gaio Fontella, edição de imagens de Bibiana Paiva e Alexandre Dias, e pós-produção de Rudjere Schultz.
Este audiovisual registra historicamente a primeira edição da Feira Baile, que contou com lideranças importantes como Chaka Drag Queen, apresentadora da maior Parada do mundo, a de São Paulo. Selma Light, liderança de Santa Catarina, também trouxe seu apoio. A apresentação do concurso da corte contou com Vagner Oliveira, glamouroso e bem-humorado ativista, advogado, modelo e apresentador de eventos.
O documentário conta ainda com presenças marcantes como Luanna Isabelly, Miss Universo Trans Brasil 2023, e Jeniffer Porto, Miss Brasil Plus Size, que coreografam e dublam o hino LGBTQIAPN+, I Will Survive, além da performance vocal da diva Ilse Lampert.
O Primeiro Fórum de Empreendedorismo LGBT+, um espaço de arte com temática da diversidade, contou com diversos apoiadores valorosos. Destacamos na organização o Gabinete do Vereador Giovani Culau, a Prefeita da Praça Brigadeiro Sampaio, Marivane Ahanha Rogério, o Museu da Santa Casa, os artistas mencionados e todos os demais colaboradores.
Sonhamos alto, com a força criativa, afirmativa e potente do movimento, mostrando que a reconstrução se faz com ativismo, cultura e arte.
Crédito: A foto da obra de Baril, “Churrasco de Ovelha”, é de Fernando Zago.