Para começar deixo claro que sou totalmente favorável que seja realizada uma CPI em Canoas em relação à operação Copa Livre, assim como também fui favorável no passado a ser aberto uma CPI na saúde.
O que poderia ser usado a favor da população hoje pode ser motivo de chacota aos vereadores de oposição. Aliás, trabalhar com uma oposição assim é fácil, talvez seja o sonho de todo prefeito ter uma oposição como existe em Canoas.
O pedido de abertura de uma CPI na Câmara de Vereadores foi infrutífera, como falei na segunda-feira (04), a CPI nasceria morta. Sem as assinaturas desejadas, o que já era esperado e sabido pelos próprios vereadores de oposição, a CPI nem vida teve e ficou apenas na imaginação.
Talvez seja essa a intenção mesmo, mostrar algo para a população pra dizerem que estão tentando algo e criar uma “cortina de fumaça santa” aos iluminados que tiveram a ideia.
A CPI é viável e legítima, deve acontecer, porém, deve acontecer com o mínimo de respaldo técnico necessário. Quando falo em respaldo técnico, falo nas provas colhidas, documentação, as interceptações, tudo que envolve a investigação e que está no Ministério Público. O contrário disso é fato político para criar essa cortina de fumaça santa e proporcionar os piores momentos do Legislativo empurrando a responsabilidade para o “Grande Tribunal das Redes Sociais”.
Os vereadores sabiam que não conseguiriam as assinaturas, e não conseguiram pois não apresentaram as mínimas provas documentais que estão em mãos do Ministério Público. Engana-se quem pensa que quem não quis assinar é contra a CPI, até porque nenhum vereador mediante à provas concretas de supostos crimes, gostaria de sofrer algum processo por prevaricação.
A hora da CPI não é agora, precisamos ter ciência disso. Não há nenhuma necessidade de CPI para solicitar provas processuais ao MP, dizer isso é nao conhecer as prerrogativas do vereador, que pode e deve ir até o Ministério Público e buscar tais provas.
O afastamento do prefeito por si só não é prova de culpa ou inocência, mas serve para não atrapalhar as investigações.
Se os vereadores de Canoas olharem para a cidade vizinha de Cachoeirinha, perceberão que estão cometendo os mesmos erros. Pra não errar, basta fazer o que lá não foi feito, mas para isso precisam ter uma boa estratégia, paciência e vontade de expor as provas necessárias para todos, com isso é possível ter mais vereadores aderindo com responsabilidade a abertura de uma CPI, afinal, nenhum vereador quer ser acusado de prevaricar.
Por falar em CPI, quando abrirão uma CPI da saúde, transporte público, lixo etc?
Pois é, o “Grande Tribunal das Redes Sociais” está aí julgando antes do julgamento e o pior, sem conhecimento de causa ou de provas.
Sou favorável a uma CPI, desde que seja baseada em algo concreto e não para criar fatos políticos e inconsistentes que prejudicam a cidade e o andamento do trabalho no município.
Recebemos a informação que o vereador Jonas irá até o Ministério Público buscar essas provas, tomara que consiga, pois aí sim a CPI poderá tomar um corpo maior.
CPI SIM, MAS COM RESPONSABILIDADE.