Primeira etapa do circuito ocorreu no Mathias Velho e aposta em inclusão, saúde e ocupação dos espaços públicos
A manhã deste domingo (19) foi marcada por movimento e incentivo à saúde em Canoas. A Estação Cidadania, no bairro Mathias Velho, recebeu a primeira etapa do circuito “Correndo por Canoas”, iniciativa da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), em parceria com o grupo Corre Canoas.
Com concentração a partir das 7h e largada às 8h, o evento reuniu participantes de diferentes regiões da cidade em uma proposta inclusiva e participativa, sem cronometragem oficial. A ideia foi priorizar a experiência esportiva, especialmente para iniciantes, famílias e moradores que desejam começar na corrida de rua.
Circuito terá cinco etapas em 2026
Ao longo do ano, o circuito contará com cinco etapas, realizadas em diferentes bairros do município. O objetivo é descentralizar as atividades esportivas e ampliar o acesso da população a eventos gratuitos.
O secretário de Esporte e Lazer, Luciano de Oliveira, destacou a proposta:
“Já temos programadas cinco etapas ao longo do ano, justamente para levar a corrida para dentro dos bairros e aproximar ainda mais a comunidade da prática esportiva”.
Participação e incentivo à saúde
Moradora do bairro Mato Grande, Silvia Letícia celebrou a experiência após completar o percurso de 3 km:
“Correr junto com outras pessoas foi uma energia incrível, uma experiência muito especial”.
Para Dionatan Silva dos Santos, do bairro Guajuviras, o evento marcou sua estreia em corridas:
“Foi uma experiência muito legal. A energia contagia e o evento está muito bem organizado”.
Esporte como ferramenta de qualidade de vida
A iniciativa reforça o papel do esporte como instrumento de promoção da saúde, integração social e ocupação positiva dos espaços públicos, incentivando a população a adotar hábitos mais saudáveis.
Foto: Divulgação







