Projeto literário leva livros às crianças de forma lúdica e fortalece vínculos com a cultura, a emoção e a identidade
A leitura está cada vez mais presente na rotina dos estudantes da rede municipal de ensino de Gravataí. Por meio de ações como contação de histórias, teatro com música e o projeto “Momento Erer”, as escolas têm promovido atividades que despertam nas crianças o interesse por livros, incentivando a imaginação e o pensamento crítico desde as séries iniciais.
Leitura que encanta: histórias ganham vida com música e personagens
Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Suely Silveira Soares e Dorival Cândido de Oliveira, as turmas do 1º ao 3º ano participam de encontros na biblioteca que vão muito além da leitura tradicional. Sob a orientação da professora Márcia Souza, as crianças vivenciam as histórias por meio de apresentações com voz, violão e encenações teatrais, sempre com interação direta com os personagens.
“Durante a leitura, a personagem faz perguntas que relacionam os momentos da história com as vivências dos próprios alunos. Isso cria uma identificação e transforma a leitura em uma experiência afetiva e divertida”, conta a professora Márcia.
Vovó Astrogilda e o amor pelos avós: literatura com afeto
A última atividade realizada foi inspirada no Dia dos Avós, com a história “Histórias da Vovó Astrogilda, uma vovó das antigas”. A narração foi acompanhada da música “Eu amo a minha vó” e trouxe reflexões sensíveis sobre o papel dos avós na vida das crianças.
“Foi um momento muito especial, porque os alunos participaram ativamente, compartilhando experiências e sentimentos, além de reforçarmos o hábito da leitura como algo prazeroso e presente no cotidiano familiar”, acrescenta Márcia.
Momento Erer: leitura e identidade nas escolas de Gravataí
Além das ações locais, todas as escolas da rede municipal – da Educação Infantil aos Anos Finais – participam do projeto Momento Erer, promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa tem como objetivo estimular o hábito da leitura e discutir temas étnico-raciais por meio de histórias que valorizam a diversidade, o respeito e a construção de uma sociedade mais inclusiva.
“O Erer é um projeto que integra o lúdico, a literatura e a reflexão sobre nossas origens. Ele estimula não só o gosto pela leitura, mas também o pensamento crítico e a valorização da identidade”, destaca a secretária Aurelise Braun.
Por que investir em leitura desde a infância?
Desenvolve a criatividade e a imaginação
Melhora a escrita e a comunicação
Estimula o pensamento crítico
Cria vínculos afetivos e sociais
Ajuda no desenvolvimento da empatia e da escuta
Foto: Divulgação