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Contação de histórias e teatro aproximam alunos da leitura nas escolas municipais de Gravataí

Projeto literário leva livros às crianças de forma lúdica e fortalece vínculos com a cultura, a emoção e a identidade



A leitura está cada vez mais presente na rotina dos estudantes da rede municipal de ensino de Gravataí. Por meio de ações como contação de histórias, teatro com música e o projeto “Momento Erer”, as escolas têm promovido atividades que despertam nas crianças o interesse por livros, incentivando a imaginação e o pensamento crítico desde as séries iniciais.

Leitura que encanta: histórias ganham vida com música e personagens

Nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Suely Silveira Soares e Dorival Cândido de Oliveira, as turmas do 1º ao 3º ano participam de encontros na biblioteca que vão muito além da leitura tradicional. Sob a orientação da professora Márcia Souza, as crianças vivenciam as histórias por meio de apresentações com voz, violão e encenações teatrais, sempre com interação direta com os personagens.

“Durante a leitura, a personagem faz perguntas que relacionam os momentos da história com as vivências dos próprios alunos. Isso cria uma identificação e transforma a leitura em uma experiência afetiva e divertida”, conta a professora Márcia.


Vovó Astrogilda e o amor pelos avós: literatura com afeto

A última atividade realizada foi inspirada no Dia dos Avós, com a história “Histórias da Vovó Astrogilda, uma vovó das antigas”. A narração foi acompanhada da música “Eu amo a minha vó” e trouxe reflexões sensíveis sobre o papel dos avós na vida das crianças.

“Foi um momento muito especial, porque os alunos participaram ativamente, compartilhando experiências e sentimentos, além de reforçarmos o hábito da leitura como algo prazeroso e presente no cotidiano familiar”, acrescenta Márcia.

Momento Erer: leitura e identidade nas escolas de Gravataí

Além das ações locais, todas as escolas da rede municipal – da Educação Infantil aos Anos Finais – participam do projeto Momento Erer, promovido mensalmente pela Secretaria Municipal de Educação (Smed). A iniciativa tem como objetivo estimular o hábito da leitura e discutir temas étnico-raciais por meio de histórias que valorizam a diversidade, o respeito e a construção de uma sociedade mais inclusiva.

“O Erer é um projeto que integra o lúdico, a literatura e a reflexão sobre nossas origens. Ele estimula não só o gosto pela leitura, mas também o pensamento crítico e a valorização da identidade”, destaca a secretária Aurelise Braun.

Por que investir em leitura desde a infância?

Desenvolve a criatividade e a imaginação

Melhora a escrita e a comunicação

Estimula o pensamento crítico

Cria vínculos afetivos e sociais

Ajuda no desenvolvimento da empatia e da escuta





Foto: Divulgação

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Peter Jaques
Peter Jaqueshttp://realnews.com.br
Peter Jaques é jornalista e criador de conteúdo apaixonado por contar histórias autênticas — do jornalismo esportivo à cobertura musical independente. Já atuou como repórter na Real News, acompanhando de perto as emoções do Sport Club Internacional, e também deu voz à cena alternativa em projetos como Preto No Metal e Motim Underground. Formado em Jornalismo pela UNIFRAN, une reportagem, locução e produção digital para criar conteúdos que informam, conectam e emocionam. Entre o campo e os palcos, sua escrita se destaca pelo olhar crítico e pela capacidade de envolver o público, sempre valorizando a experiência humana por trás de cada história.
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